Resenhas

A Vida Secreta das Árvores, de Peter Wohlleben | Resenha

‘A Vida Secreta das Árvores’: somos mais semelhantes do que você imagina

Desde cedo, aprendemos nas maçantes – pelo menos, para mim – aulas de Ciências e de Biologia que as árvores são fundamentais para nós, seres humanos, porque através da fotossíntese elas liberam oxigênio, indispensável para a nossa vida. Certo? Quantas vezes não escutamos o professor proferindo as mesmas frases, como “vamos preservar as florestas!”, “a Amazônia é o pulmão do mundo” ou “não ao desmatamento!”. Praticamente um mantra! E isso não se resume às salas de aula. Fora delas também existe toda uma conscientização de preservação ambiental, especialmente hoje em dia. Mas, afinal, será que temos realmente a dimensão do que são as árvores e do papel das florestas? Ou estamos condicionados a pensar mais em função da questão da sobrevivência humana? As árvores são muito mais do que aparentam e esta revelação é a maior descoberta de A Vida Secreta das Árvores – O Que Elas Sentem E Como Se Comunicam, de Peter Wohlleben, publicado pela editora Sextante. Um livro que amplia os horizontes e a percepção sobre as árvores e a natureza como um todo.

Nós, seres humanos, no topo da cadeia alimentar e dotados de racionalidade, tendemos a ver o mundo com aquilo que ele tem a nos oferecer. Esquecemos que os outros seres vivos têm vida própria e não existem exclusivamente para nos servir. Aliás, não sendo uma ameaça ou não precisando de nós para sobreviver, eles pouco também nos notam. Nesse egoísmo, por exemplo, temos muito em comum. Porém, esta não é a única semelhança. Temos tantas outras…

Reconhecer elementos em comum com outros seres vivos (especificamente, as árvores) foi a minha grande realização através desta experiência – aliás, utilizo este termo em vez de “leitura”, pois acredito que realmente seja algo maior –  com A Vida Secreta das Árvores. No livro, o autor alemão e engenheiro florestal Peter Wohlleben nos apresenta toda a sua vivência e estudo realizado ao longo da carreira. Atualmente, ele gerencia uma floresta explorada com práticas ecologicamente corretas em Hümmel e, na obra, nos coloca a desvendar este mundo oculto. Wohlleben nos proporciona outra perspectiva sobre a vida das árvores, colocando-as no centro da narrativa. Um grande diferencial que fascina!

Como uma obra que aborda conhecimentos científicos, A Vida Secreta das Árvores apresenta certo didatismo. Nada muito complexo ou com linguajar difícil. Pelo contrário, o livro mais parece uma conversa. Um papo de amigos sobre suas experiências e o que aprenderam com elas. No caso, a observação das árvores. A estrutura é simples, mas funciona bem. Os capítulos são divididos por assuntos, uma facilidade para o leitor não tão familiarizado com o tema, como eu. A escrita de Wohlleben é, de fato, deslumbrante e o aprendizado que o autor nos proporciona é tamanho, que já é possível absorver conhecimento logo no começo da leitura.

Peter Wohlleben nos mostra a vida das árvores com suas mais distintas características. Como é o relacionamento delas entre espécies, a educação e o cuidado com os brotos, a questão do coletivo, a defesa contra ameaças externas, reprodução, noção de tempo e muitas outras peculiaridades. A cada capítulo, temos uma melhor visão sobre este mundo e identificamos inúmeras semelhanças com estes seres. Através desta “humanização”, fica mais fácil compreender a complexidade da natureza e entender como tudo no ecossistema está interligado. Parece óbvio, eu sei. Contudo, acabamos nos limitando ao conceito de morte, extinção de espécie e cadeia alimentar. Nos preocupamos com a quebra de ciclo e deixamos de lado a consciência do quão surpreendente é esta relação. Mudanças são constantes e inevitáveis. Mais do que repetir frases prontas em defesa do meio ambiente e da diversidade, o importante – como mostra o livro – é ter uma visão ampla de tudo, buscar o conhecimento e realizar um consumo consciente.

A Vida Secreta das Árvores está longe de revelar todos os mistérios acerca deste vegetal. Como o próprio autor sinaliza, ainda há muito o que se descobrir em relação à natureza. O solo com todos os fungos e microorganismos, por exemplo, indica como os estudos sobre o assunto acabam sendo superficiais. Além das pesquisas, a obra de Wohlleben amplia a nossa visão sobre o meio ambiente, principalmente as árvores, e nos mostra como tudo é tão peculiar e incrível. É uma leitura que muda a nossa visão sobre a vida. Uma leitura que literalmente nos traz um mundo novo!

AmazonLivraria Cultura Saraiva

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *