Resenhas

Mais do Que Isso, de Patrick Ness | Resenha

Mais do Que Isso’: uma obra de ficção científica, tocante e reflexiva

Existe algo após a morte? Quem nunca, ao menos uma vez, fez esta pergunta? Talvez, a única grande certeza em relação à vida. Cruel. Dura. E que nos apavora, aterroriza. O medo de tudo se acabar. No entanto, no meio deste turbilhão de sentimentos confusos, também surge a esperança de outra vida, algo melhor. Mergulhando nas incertezas do pós-morte, Patrick Ness, o autor do sucesso Sete Minutos Depois da Meia-Noite, constrói um mundo distópico sobre esta nova etapa em seu livro Mais do Que Isso, publicado pela a editora Novo Conceito.

O livro narra a história de um garoto que acorda em um ambiente familiar, mas totalmente abandonado e deserto, após morrer afogado. Ferido, nu e com muita sede, ele questiona o que realmente aconteceu. Se ainda está vivo ou será que foi para o inferno? O que aconteceu com o mundo? Dúvidas e incertezas que pairam na sua cabeça.

Em Mais do Que Isso, acompanhamos este garoto nesta nova jornada e exploramos junto com ele este universo, ao mesmo tempo em que o desvendamos. Mesclados na aventura pós-morte, capítulos ajudam a contar como era a vida deste adolescente antes do afogamento. O engajamento é fulminante! Tipo de livro que não dá para largar. E um dos segredos que tornam esta trama tão interessante é saber pouco sobre ela. É ir descobrindo-a com a leitura. Por isso, não me alonguei em apresentar a sinopse.

Patrick Ness tem uma escrita incrível. A descrição da cena do afogamento, logo no prefácio, é de uma sutileza e também triste, bela e angustiante. O autor consegue atingir imediatamente o coração do leitor. Logo de cara, fiquei sem palavras! E o estilo tocante se mantém ao longo de toda a narrativa. Apesar dos caminhos que a obra segue, com um pouco mais de ação, ainda é possível ver reflexões até o final.

Mais do Que Isso é muito bem estruturado. Dividido em quatro partes, que acompanham o que se sabe sobre esse mundo, percorremos as descobertas deste garoto. É como se em cada fatia do livro tivéssemos um cenário (uma verdade), uma porta de conhecimento que se abrisse. Confesso que no começo da segunda parte fiquei um pouco decepcionado como a narrativa se desenrolou. Ela se revela com uma pegada mais de ficção científica, ágil e tensa. Por mais que soubesse que ela tenderia para este lado, estava muito satisfeito com abordagem da parte um (mais introspectiva em lidar com a morte) e fiquei ressabiado. No entanto, na parte três, o autor explora uma ideia do universo sci-fi, e, com isso, traz à tona vários questionamentos, fazendo uma boa mescla. É claro que fui fisgado novamente! Ficando fascinado até o final.

Infelizmente, não dá para falar com mais profundidade sobre cada parte em especial, pois acredito que prejudique a experiência de leitura. Só posso adiantar que o título, Mais do Que Isso, não se refere exclusivamente ao cenário de pós-morte. Ele é muito mais reflexivo. Vai muito além! E permeou minha cabeça por um bom tempo.

Para os leitores que curtem uma distopia e/ou ficção científica, Mais do Que Isso é uma excelente pedida. Afinal, além de trazer todas as características do gênero, a obra é escrita  de forma envolvente e tocante, além de aprofundar alguns temas bem interessantes, que nos fazem refletir. Caso não curta o gênero, mas seja vidrado em histórias que abordam o que há além da morte, também sugiro a leitura, mas aconselham que abram a sua mente.

AmazonLivraria CulturaSaraiva

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *