Resenhas

Somos Todos Extraordinários, de R. J. Palácio | Resenha

‘Somos Todos Extraordinários’: mais uma emocionante viagem ao universo incrível de Auggie Pullman

Nós, aqui do Vai Lendo, já declaramos várias vezes o nosso amor por Auggie Pullman e por todo o universo de Extraordinário, criado por R. J. Palacio. A história do menino de dez anos com uma grave deformidade facial que começa a frequentar a escola pela primeira vez no encantou desde que foi publicado aqui no Brasil, em 2013, pela editora Intrínseca. E, de lá pra cá, já foram vários produtos deste universo que nos fascinaram – como Auggie & Eu: Três Histórias Extraordinárias, 365 Dias Extraordinários e Diário Extraordinário -, cada um com a sua peculiaridade que já apresentamos aqui no site. Mas, agora, temos a oportunidade de conhecer também Somos Todos Extraordinários, uma versão da história de Auggie para os (bem) pequenos.

Uma das principais mensagens de Extraordinário é abordar a gentileza. Falar da importância de se pensar no outro, de respeitar as diferenças e da inclusão. Bons temas para se debater com as crianças. No entanto, a obra original é para um público infantil que já tenha uma certa maturidade para leitura. E, claro, para os adultos também porque Auggie encanta a todos, e nós gostamos de dizer sempre: todo mundo deveria conhecer a sua história, pelo menos, uma vez na vida (não precisa fazer que nem a gente, que já leu algumas vezes, mas, uma vez, com certeza).  Somos Todos Extraordinários, por sua vez, apresenta ilustrações explicativas com uma trama voltada para o fácil entendimento dos pequeninos. A essência do primeiro livro foi mantida e cuidadosamente pensada e adaptada para atrair novos leitores. Algumas frases nós até ficamos com vontade de emoldurar e transformar em quadros. Impossível não amar!

Somos Todos Extraordinários resgata elementos da história original, além de inserir personagens em um mundo ilustrado que representa a imaginação de Auggie. Tudo muito colorido para chamar a atenção dos pequenos e com o mesmo traço que serviu como base para o livro original, Extraordinário. Vale destacar ainda que, além de ser a autora da obra, R. J. Palacio também assina as ilustrações. Certamente, as crianças vão mergulhar fundo neste lindo e cativante universo!

Só de falar em Extraordinário, nossos corações já se enchem de alegria e de emoção. Por isso, nunca cansamos de recomendá-la! É uma inspiração, uma lição de vida. Cada vez que Palacio surge com uma novidade, um novo material sobre o mundo de Auggie, ficamos eufóricos. Manda mais, Palacio! Lembrando que, ainda neste ano, teremos o filme estrelado por Julia Roberts e Jacob Tremblay. Aguenta coração e preparem os lencinhos! Já estamos nos preparando psicologicamente e guardando os lugares na primeira fila.

AmazonLivraria CulturaSaraiva

 

 

 

 

 

 

Casal criador do Vai Lendo que, ao compartilhar a leitura, descobriu muito mais que o amor em comum pelos livros...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *