Geral,  Notícias

Sesc celebra os 12 anos do BiblioSesc

Projeto de bibliotecas itinerantes promove a democratização do acesso à literatura

No Dia Mundial do Livro, nada melhor do que compartilharmos histórias de iniciativas literárias inspiradoras. Como a do Sesc, que celebra os 12 anos de atuação do projeto BiblioSesc, que promove a democratização do acesso à literatura pelo país por meio de bibliotecas itinerantes que oferecem um serviço gratuito de empréstimo de livros.

Divulgação

Ao todo, são 57 unidades volantes que circulam por 25 estados e o Distrito Federal. Só em 2016, a iniciativa possibilitou que aproximadamente 41 mil pessoas tivessem acesso a livros de autores nacionais e internacionais, através dos 370 pontos de atendimentos, passando por 110 cidades. A primeira unidade do BiblioSesc começou a circular em 2005, no estado de Pernambuco. Cada unidade possui um acervo de 3000 publicações, em média, e percorre um circuito composto por 10 bairros, com visitas regulares a cada 15 dias, período pelo qual o livro pode ser emprestado. Cada ponto de atendimento é mantido por, no mínimo, seis meses.

Com foco no público jovem, o projeto oferece também ações educativas e culturais, como contações de histórias, bate-papo com autores e leituras compartilhadas.

Como se cadastrar

Para realizar o empréstimo de livros, o morador precisa fazer um cadastro gratuito com RG, CPF, comprovante de residência e dois números de telefone. Ao fazer a inscrição, o usuário ganha uma carteirinha de identificação e pode usufruir do BiblioSesc, levando até dois livros e uma revista por vez. O prazo para devolução é de 14 dias, quando o caminhão retorna à comunidade. Caso o leitor precise de mais tempo para finalizar o livro, basta se dirigir ao BiblioSesc e renovar o empréstimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *