Resenhas

De mudança para Marte, de Stephen Petranek | Resenha

‘De mudança para Marte’: não é ficção científica! É uma realidade que pode transformar a humanidade!

Já pensou colocar uma roupa de astronauta, pegar um foguete e ir para a Marte? Mas, calma, melhor ouvir toda a proposta. Não falo de umas férias no planeta vermelho para tirar umas fotos e voltar para contar aos amigos. A ideia é colonizar! Ser um explorador como foram os navegantes que desbravaram a América. Proposta fictícia? Insana? Não! Esse pode ser um projeto bem real e necessário para as próximas gerações; pelo menos, é o que garante o premiado jornalista Stephen Petranek, autor de De mudança para Marte, sétimo volume da coleção TED Books publicado pela Alaúde.

de-mudanc%cc%a7a-para-marte-foto3

Nunca gostei das questões referentes ao espaço sideral. Porém, sempre apreciei temáticas ligadas ao comportamento humano e, por isso, me limitei a focar nos relacionamentos. Durante boa parte da minha infância e adolescência, acreditava que éramos os únicos no Universo. Ingenuidade minha? Fato! Mas não me julgue. Como não gostava dos filmes hollywoodianos, com muitos efeitos especiais e textos fracos, nunca pensei muito sobre o assunto, sobre a vida em outros planetas.

de-mudanc%cc%a7a-para-marte-foto1

Enfim, todo esse desabafo foi para falar que meu conhecimento sobre qualquer coisa que ultrapasse o limite da Terra é zero. Mesmo com uma mente aberta, ainda não tinha me interessado muito por esse tipo de conteúdo. Mas, aí, tive a oportunidade de conhecer o trabalho De mudança para Marte e me surpreendi. Não só por me apresentar estudos feitos sobre a possibilidade de humanos viverem no planeta vermelho, mas por salientar a importância dessa conquista para a humanidade.

No livro, Stephen Petranek fala sobre a construção de foguetes para levar os primeiros humanos até Marte, listando os reais riscos dessa empreitada e indicando como o planeta seria transformado para nos receber. O jornalista desmistifica o sonho e apresenta como esta experiência é essencial para a evolução e, até mesmo, para a perpetuação da espécie.

de-mudanc%cc%a7a-para-marte-foto4

De mudança para Marte tem a linguagem de revista especializada, sem muito rebuscamento. A leitura é bem fluída e cumpre o objetivo de apresentar uma ideia, no caso, de que Marte é um plano de apoio fundamental para a humanidade: falando de projetos, testes, pesquisas e opiniões de variados especialistas. Só tive uma certa dificuldade quando o autor falou de química, disciplina que nunca foi meu forte, porém, nada que atrapalhe ou comprometa o entendimento.

Mesmo não sendo um livro de ficção, fiquei muito envolvido na leitura. É tudo bem interessante! Em alguns momentos, no início do livro, considerei que Petranek fazia muita propaganda da empresa SpaceX, mas, depois, pude constatar que o autor queria mostrar que programa espacial não se resume à NASA, ou outra estatal, e que possivelmente a corrida para Marte será realizada pela iniciativa privada. No fim, até apontou falhas e pontos negativos da companhia.

de-mudanc%cc%a7a-para-marte-foto2

Além do livro, como qualquer outro volume da coleção TED Books, o público pode ver também a palestra que originou a publicação. Para quem não conhece, uma das funções do TED é abrir a mente do público para os mais variados assuntos. E, quanto menos soubermos sobre um tema, acredito que é onde a experiência seja mais significativa. Isso porque tanto as palestras quanto os livros colaboram para ampliar a multidisciplinaridade do raciocínio, expandir as visões de mundo, algo fundamental na atualidade. Como foi o meu caso sobre assuntos relacionados ao espaço e a planetas, neste volume.

Se você é aquele leitor curioso, que curte aprender coisas novas, e ampliar os horizontes, vale muito a leitura do De mudança para Marte. E prepare-se para uma viagem interplanetária.

Banner Saiba onde comprarLivraria CulturaLivraria da FolhaLivraria da Travessa SaraivaSubmarino
de-mudanc%cc%a7a-para-marte-ficha-2

 

 

 

 

 

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *