Resenhas

De mudança para Marte, de Stephen Petranek | Resenha

13 dezembro, 2016 por
livro:
Stephen Petranek

Reviewed by:
Rating:
5
On 13/12/2016
Last modified:05/03/2017

Summary:

Um livro que mostra que é possível viver em Marte!

‘De mudança para Marte’: não é ficção científica! É uma realidade que pode transformar a humanidade!

Já pensou colocar uma roupa de astronauta, pegar um foguete e ir para a Marte? Mas, calma, melhor ouvir toda a proposta. Não falo de umas férias no planeta vermelho para tirar umas fotos e voltar para contar aos amigos. A ideia é colonizar! Ser um explorador como foram os navegantes que desbravaram a América. Proposta fictícia? Insana? Não! Esse pode ser um projeto bem real e necessário para as próximas gerações; pelo menos, é o que garante o premiado jornalista Stephen Petranek, autor de De mudança para Marte, sétimo volume da coleção TED Books publicado pela Alaúde.

de-mudanc%cc%a7a-para-marte-foto3

Nunca gostei das questões referentes ao espaço sideral. Porém, sempre apreciei temáticas ligadas ao comportamento humano e, por isso, me limitei a focar nos relacionamentos. Durante boa parte da minha infância e adolescência, acreditava que éramos os únicos no Universo. Ingenuidade minha? Fato! Mas não me julgue. Como não gostava dos filmes hollywoodianos, com muitos efeitos especiais e textos fracos, nunca pensei muito sobre o assunto, sobre a vida em outros planetas.

de-mudanc%cc%a7a-para-marte-foto1

Enfim, todo esse desabafo foi para falar que meu conhecimento sobre qualquer coisa que ultrapasse o limite da Terra é zero. Mesmo com uma mente aberta, ainda não tinha me interessado muito por esse tipo de conteúdo. Mas, aí, tive a oportunidade de conhecer o trabalho De mudança para Marte e me surpreendi. Não só por me apresentar estudos feitos sobre a possibilidade de humanos viverem no planeta vermelho, mas por salientar a importância dessa conquista para a humanidade.

No livro, Stephen Petranek fala sobre a construção de foguetes para levar os primeiros humanos até Marte, listando os reais riscos dessa empreitada e indicando como o planeta seria transformado para nos receber. O jornalista desmistifica o sonho e apresenta como esta experiência é essencial para a evolução e, até mesmo, para a perpetuação da espécie.

de-mudanc%cc%a7a-para-marte-foto4

De mudança para Marte tem a linguagem de revista especializada, sem muito rebuscamento. A leitura é bem fluída e cumpre o objetivo de apresentar uma ideia, no caso, de que Marte é um plano de apoio fundamental para a humanidade: falando de projetos, testes, pesquisas e opiniões de variados especialistas. Só tive uma certa dificuldade quando o autor falou de química, disciplina que nunca foi meu forte, porém, nada que atrapalhe ou comprometa o entendimento.

Mesmo não sendo um livro de ficção, fiquei muito envolvido na leitura. É tudo bem interessante! Em alguns momentos, no início do livro, considerei que Petranek fazia muita propaganda da empresa SpaceX, mas, depois, pude constatar que o autor queria mostrar que programa espacial não se resume à NASA, ou outra estatal, e que possivelmente a corrida para Marte será realizada pela iniciativa privada. No fim, até apontou falhas e pontos negativos da companhia.

de-mudanc%cc%a7a-para-marte-foto2

Além do livro, como qualquer outro volume da coleção TED Books, o público pode ver também a palestra que originou a publicação. Para quem não conhece, uma das funções do TED é abrir a mente do público para os mais variados assuntos. E, quanto menos soubermos sobre um tema, acredito que é onde a experiência seja mais significativa. Isso porque tanto as palestras quanto os livros colaboram para ampliar a multidisciplinaridade do raciocínio, expandir as visões de mundo, algo fundamental na atualidade. Como foi o meu caso sobre assuntos relacionados ao espaço e a planetas, neste volume.

Se você é aquele leitor curioso, que curte aprender coisas novas, e ampliar os horizontes, vale muito a leitura do De mudança para Marte. E prepare-se para uma viagem interplanetária.

Banner Saiba onde comprarLivraria CulturaLivraria da FolhaLivraria da Travessa SaraivaSubmarino
de-mudanc%cc%a7a-para-marte-ficha-2

 

 

 

 

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário