Geral,  Listas

TOP 10: Livros de Terror

Páginas assustadoras para os leitores que gostam de sentir medo. Veja o TOP 10: Livros de Terror do Vai Lendo!

BUUUU!!!! Gostosuras ou travessuras?

Bom, pessoalmente, eu gosto dos dois. Mas sou mais chegada nas gostosuras. Então, como nós, do Vai Lendo, amamos muito vocês, decidimos preparar uma matéria de Halloween para os leitores trevosos e que amam o terror.

Preparamos uma lista com 5 títulos e autores de Horror.

Então, vamos lá!

Só para constar, a lista não está por ordem de preferência.

image-10

Começaremos com um clássico do terror, que também foi levado para as telas de cinema, O Exorcista, de William Peter Blatty. Este livro é uma tentativa de mostrar a essência do nosso lado mais reprovável e parece que consegue, pois os leitores adoram e tremem de medo! Ele conta a história de uma menina de 12 anos, que é possuída e desfigurada por demônio, com umas habilidades bem esquisitas, como levitação e força sobrenatural. Não sendo o bastante, a menina – na verdade, seria o demônio no corpo dela, né – começa a blasfemar contra Deus com uma voz masculina – essa é a parte que eu acho sinistra e que me faz sair correndo e gritando. Então, entra na jogada um padre exorcista, cuja missão é, naturalmente, exorcizar o demônio. E a partir daí, muitas coisas bizarras e assustadoras acontecem.

image-11

A Coisa, de ninguém menos do que Stephen King – fala sério, King, como o grande mestre da literatura de terror que é, poderia ter uma lista de títulos assustadores só para ele. Mas, enfim, o livro A Coisa se tornou um fenômeno do terror no momento em que foi lançado – pessoalmente, eu morro de medo desse livro. A história começa em 1958, na pacata cidade de Derry, onde 7 amigos – para os quais muito medo e gritaria estão reservados – passam suas férias escolares. Mas é claro que alguma coisa tinha que dar errado, então, lá eles encontram um ser sobrenatural e horripilante – cuja marca, que se tornou um ícone mundial do terror é a sua aparência de palhaço, o que explica o medo que muitas pessoas têm dessas figuras que deveriam ser engraçadas, ou seja, é tudo culpa do King – que aterroriza a cidade, chamada “a coisa”. Cerca de 30 anos depois, esses amigos se encontram novamente na cidade e novamente encontram “a coisa”, que apenas eles são capazes de vencer.

image-16

O próximo da lista é ninguém mais, ninguém menos do que Bram Stocker, com a sua obra Drácula – um super clássico do terror, meio que o início da era dos vampiros na literatura. Francamente, eu recomendo esse livro para todo e qualquer leitor que goste de literatura fantástica de modo geral – embora eu admita que a leitura de romances que usam do método epistolar possa ser cansativa. Enfim, o livro conta a história do conde Drácula, um vampiro da Transilvânia, que bebia o sangue de jovens e belas mulheres, durante as noites.

Minhas próxima menção será mais para um autor do que para uma obra especificamente, e é o grande Edgar Allan Poe, com seus contos misteriosos e de terror. Sei que nem todos curtem ler contos, mas, sério mesmo, os contos desse cara valem muito a pena – e alguns são bem assustadores mesmo, sem falar que são sempre muito interessantes e que a escrita de Poe é muito boa. Pessoalmente, eu recomendo todos os contos, mas como é Halloween e a temática é terror, recomendo especificamente os contos: O Gato Preto – eu amo esse conto! –, O Poço e o Pêndulo, A Queda da Casa de Usher e O Coração Revelador – esse é muito sinistro.

image-13

Ghost Story, de Peter Straub – outro grande nome do Terror – também merece ser incluído na lista. A bem da verdade, Straub é um especialista no tipo Terror, tendo escrito alguns livros junto com Stephen King – os quais eu também acho uma boa pedida para os amantes do gênero. A trama se passa em Milburn, onde 4 amigos, duas vezes por mês, se reúnem para contar histórias de espíritos, monstros e fantasmas. No entanto, parece que as histórias não param apenas nas narrações, então, quando eventos estranhos começam a acontecer em seus encontros, todos ficam aterrorizados.

image-14

O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, não podia ficar de fora, é claro. Qualquer história envolvendo o nosso querido personagem doido psiquiátrico, com um peculiar gosto alimentar, Hannibal Lecter merece algum destaque. Nesse livro, tudo começa com o assassinato brutal de 5 mulheres. É aí que a agente do FBI, Clarice Starling, cai de paraquedas e se vê diante da difícil tarefa de mergulhar na mente deturpada de Lecter, para tentar desvendar esses assassinatos. Enquanto investiga, Clarice se verá presa em uma teia mortífera.

O Bebê de Rosemary, de Ira Levin, é outro título do Terror que ficou famoso por causa do quão horripilante consegue ser. A trama fala do casal Woodhouse, Rosemary e Guy, que se muda para um prédio antigo e com vizinhos muito suspeitos. As coisas ficam bem feias quando Rosemary engravida e, sob a atenção e cuidados de seus estranhos vizinhos, acontecimentos estranhos têm início e ela percebe que as coisas podem não ser o que parecem.

image-15

O próximo da lista é A Casa Infernal, de Richard Matheson. É claro que, quando se trata de histórias de terror, não pode faltar uma que fale de casas mal-assombradas, que são temas de histórias até hoje – pessoalmente, eu tenho pavor de histórias assim, porque a minha família tem um sítio no meio do mato e à noite fica muito escuro, com barulhos estranhos… enfim, deu para entender. A trama gira em torno da Mansão Belasco, vazia por mais de 20 anos. Cenário de acontecimentos macabros de horror e depravação, que terminaram em assassinato, suicídio e loucura, tornou-se alvo de investigações, cujo objetivo era desvendar seus segredos. Então, quando uma nova equipe decide investigar, cada um dos membros tem que enfrentar os tormentos e tentações indescritíveis da mansão.

image-17

A Estrada da Noite, de Joe Hill – outro grande nome do Terror na literatura e que, portanto, não poderia ficar de fora. A Estrada da Noite foi o romance de estreia de Hill e foi com esse livro que ele se tornou um aclamado mestre do Horror. Legal, né? E vocês ainda nem viram a história! A trama gira em torno de Judas Coyne, uma lenda do rock e colecionador de objetos macabros. Sendo assim, não é de se espantar quando ele compra em um leilão o paletó de um morto; o que espanta mesmo é quando o dono da roupa decide começar a transformar a vida de Coyne em um inferno.

image-18

Por fim, minha última citação é de um livro nacional, de um autor que eu conheço, já li e gostei. É o livro Máscara, de Luiz Henrique Mazzaron. Esse livro está na minha listinha – pretendo lê-lo em algum momento da minha vida. A história gira em torno da vida de Liam, um garoto que viveu isolado devido aos castigos do sádico tio, um carrasco ex-militar. Então, de repente, surge uma entidade maléfica trajando uma máscara, que passa a persegui-lo, levando-o a participar de um jogo num mundo surreal, chamado Domus.

É isso, gente. Espero que tenham gostado dos títulos horripilantes. Eu mesma adicionei alguns títulos à minha lista – quase infinita.

Que esse Halloween seja cheio de páginas assustadoras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *