Resenhas

Mas Você Vai Sozinha?, de Gaia Passarelli | Resenha

‘Mas Você Vai Sozinha?’: uma viagem leve, emocionante e divertida ao redor do mundo, por entre as páginas

Ler e viajar estão entre os maiores prazeres da vida de uma pessoa (da minha, pelo menos, com certeza!). Se juntar as duas coisas, então, ninguém segura. É praticamente uma realização plena. E quem já viajou sozinho(a) sabe o quanto essa experiência pode ser transformadora. Eu já viajei sozinha. Desafiei a mim mesma e enfrentei todos os meus medos e receios de desbravar lugares desconhecidos sem qualquer companhia. E, olha, não poderia ter tomado uma decisão melhor, nesse sentido. Por isso mesmo, assim que tive conhecimento do livro Mas Você Vai Sozinha?, da Gaia Passarelli, publicado pela Globo Livros, sabia que precisava ler as suas histórias ao redor do mundo. E não me decepcionei.

mas-voce%cc%82-vai-sozinha-foto2Em Mas Você Vai Sozinha?, Gaia desmistifica todo aquele preconceito em torno das viagens “solo”, principalmente quando se é mulher. Aliás, que atire a primeira mala a mulher que nunca ouviu essa frase na vida ao querer ir para qualquer lugar (nem precisa ser tão longe) sozinha (essa, inclusive, foi a pergunta que eu mais ouvi também quando contei sobre a minha própria viagem aos meus amigos). Com muito bom humor, Gaia, que é uma das principais escritoras de viagem do país, fala sobre as suas aventuras nos mais variados continentes, sobre liberdade e principalmente sobre a coragem, a força e a determinação das mulheres.

Divulgação
Divulgação

Desde o trabalho gráfico do livro – com as ilustrações incríveis da artista plástica Anália Moraes -, incluindo a capa que é de uma delicadeza absurda, até o texto, Mas Você Vai Sozinha? é um sopro de energia e estímulo para aqueles leitores que adoram viajar. A narrativa de Gaia é natural e seus depoimentos bastante leves. Gostei muito da opção de incluir as dicas ao final de cada aventura e as orientações para aquelas que desejam explorar aqueles lugares. A escritora tem uma capacidade incrível de nos fazer rir, se emocionar e principalmente viajar por entre as páginas do livro, imaginando qual será o nosso próximo destino.

Divulgação
Divulgação

A leitura de Mas Você Vai Sozinha? é totalmente despretensiosa, divertida e rápida. Isso porque Gaia dita um ritmo muito gostoso ao longo da obra, transitando entre aventuras mais descontraídas e momentos até um pouco introspectivos e reflexivos. No entanto, considero o livro extremamente necessário principalmente para nós, mulheres, que, muitas vezes, somos limitadas a certas regras e estereótipos e desacreditadas quanto à nossa capacidade de encarar o mundo. Nós somos livres e podemos e devemos viajar, sim, e muito. Sozinhas ou acompanhadas. Essa é uma opção nossa que precisa ser respeitada e não questionada. É muito interessante também porque Gaia nos mostra lugares que, a princípio, acredito que não seriam as primeiras opções de destino para muita gente (me incluo nessa). Mas as suas experiências são tão interessantes e seu jeito todo especial e peculiar de ver o mundo e descobrir coisas novas são tão cativantes que é simplesmente impossível não se imaginar fazendo as malas rumo ao aeroporto, ao fim da leitura. Podemos dizer que Gaia realmente nos proporciona uma ótima viagem literária!

Jornalista de coração. Leitora por vocação. Completamente apaixonada pelo universo dos livros, adoraria ser amiga da Jane Austen, desvendar símbolos com Robert Langdon, estudar em Hogwarts (e ser da Grifinória, é claro), ouvir histórias contadas pelo próprio Sidney Sheldon, conhecer Avalon e Camelot e experimentar a magia ao lado de Marion Zimmer Bradley, mas conheceu Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira e não poderia ser mais realizada "literariamente". Ainda terá uma biblioteca em casa, tipo aquela de "A Bela e a Fera".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *