Resenhas

Não Olhe! – Livro 2, de FML Pepper | Resenha

‘Não Olhe! – Livro 2’: uma continuação eletrizante, arrebatadora e surpreendente

É possível fugir do destino? E quando aqueles que mais amamos são os que mais nos decepcionam e nos fazem sofrer? Vale a pena lutar por um amor supostamente condenado ou colocar em risco a própria vida? Essas e muitas outras perguntas nós nos fazemos durante a leitura de Não Olhe!, segundo volume da trilogia de FML Pepper, publicado pela editora Valentina.  Tensa, eletrizante e surpreendente, a continuação consegue nos hipnotizar a cada página, a cada gancho brilhantemente desenvolvido pela autora.

na%cc%83o-olhe-foto-1

Para evitar dar spoilers, uma vez que é uma continuação, irei apenas resumir os fatos. A obra começa exatamente do ponto onde o primeiro livro parou, mas não necessariamente seguindo a trama original. Oi? Como? Pois é. Eu também fiquei assim, tão confusa quanto a Nina, quando as informações dos acontecimentos pareciam não se encaixar. Isso porque, finalmente, a híbrida chega a Zyrk e, no meio de encontros, desencontros, descobertas, desilusões e surpresas, ela precisa, de uma vez por todas, aprender (ou não) em quem confiar. Tarefa nada fácil, quando até aquele que ela pensava ser o amor da sua vida, dono de um belo par de olhos azuis, não se comporta da maneira esperada. Junte a isso também, uma profecia sobre a híbrida, levada a sério por alguns, nem tanto por outros, que muitos acreditam ter um significado duplo: Nina poder ser a salvação ou a desgraça de Zyrk. Tá bom, né?

na%cc%83o-olhe-foto-2

Um segundo livro de uma trilogia geralmente serve como uma transição para o último e derradeiro volume. Certo? Claro. Mas Pepper não quis saber de enrolação e resolveu brincar só mais um pouco com os nossos corações. Ação? Reviravoltas? Suspense? Romance? TEMOS! Tudo isso! E vale destacar também a evolução da narrativa. A autora parece mais solta e mais confiante no desenvolvimento da trama, o que torna a leitura ainda mais ágil e cativante. Também narrado em primeira pessoa, seguimos nessa jornada através do ponto de vista de Nina e, portanto, nada mais natural do que a nossa relação com a protagonista ficar um pouco saturada, à medida que ela, como toda boa adolescente, chega no seu ápice de indecisão e de atitudes completamente impulsivas e, sim, um pouco irritantes. Ao mesmo tempo, não consigo não me compadecer de seu destino e do turbilhão de emoções ao qual Nina é submetida. Gente, pelo amor. A menina perde tudo, vai parar numa outra dimensão com pessoas completamente esquisitas, nem um pouco cordiais e completamente não confiáveis. Isso depois de fugir da morte, muitas vezes. Literalmente. Sendo que uma parte dessas pessoas parece querer salvá-la e outra, continuar tentando matá-la. Assim, pensando friamente, acho que eu também surtaria, de vez em quando.

Em Não Olhe!, além da volta de alguns personagens repugnantes (Kevin e Colin, essa é para vocês!), voltamos a suspirar também com aqueles protótipos de príncipes-nada-encantados-mais-para-ovelhas-negras. Richard está cada vez mais atormentado pelos sentimentos com os quais ele não sabe lidar e consequentemente mais ameaçador, mais agressivo, arrogante, prepotente, egocêntrico, irritante e… completamente sedutor. Sabe aquele personagem que você ama e odeia? Quer bater e agarrar? É tipo isso. Só que, agora, também temos John. Aaah, John. Era o lado que faltava para equilibrar a balança e desnortear ainda mais uma pobre e completamente perdida Nina (vamos que combinar que, com esses dois, está mais para sortuda e iluminada Nina, não?). Com alguns novos e importantes personagens (sobre os quais não falarei para não estragar a surpresa), a trama começa a se desenrolar de maneira bastante surpreendente e incógnita. Pepper definitivamente sabe como prender seus leitores e estimular a nossa curiosidade.

Com um final alucinante e arrebatador, Não Olhe! consegue superar – com honras – o desafio de um segundo livro de sustentar uma trama já iniciada e principalmente de preparar o terreno para a sua conclusão, respondendo a algumas perguntas e gerando milhares de outras, de maneira coerente e objetiva. Um livro que prende e faz querer muito mais!

Banner Saiba onde comprarFnac Livraria CulturaLivraria da FolhaLivraria da TravessaSaraivaSubmarino

na%cc%83o-olhe-ficha-2

 

 

 

 

 

Jornalista de coração. Leitora por vocação. Completamente apaixonada pelo universo dos livros, adoraria ser amiga da Jane Austen, desvendar símbolos com Robert Langdon, estudar em Hogwarts (e ser da Grifinória, é claro), ouvir histórias contadas pelo próprio Sidney Sheldon, conhecer Avalon e Camelot e experimentar a magia ao lado de Marion Zimmer Bradley, mas conheceu Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira e não poderia ser mais realizada "literariamente". Ainda terá uma biblioteca em casa, tipo aquela de "A Bela e a Fera".

2 Comentários

    • Juliana d'Arêde

      Oi, Romildes!

      Olha, eu sou suspeita, mas não é só a capa não! Os livros são incríveis!!

      De verdade! Eu fiquei bastante impressionada. E já vou para o terceiro! 😉

      Vale a pena mesmo! Espero que você goste!

      Obrigada pelo comentário.

      Beijos,

      Juliana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *