Resenhas

A Vida Secreta dos Micróbios, de Rob Knight | Resenha

‘A vida secreta dos Micróbios’: sim, nós precisamos falar sobre eles

A Vida Secreta dos Micróbios CapaPara os leitores ávidos por curiosidades sobre saúde e bem estar, o quinto volume da série TED Books, publicado pela editora Alaúde, é uma ótima pedida. Escrito pelo professor de pediatria, ciência da computação e engenharia Rob Knight  e  pelo escritor Brendan Buhler, A vida secreta dos Micróbios é um livro bem descontraído que sinaliza as diversas pesquisas sobre a importâncias destes seres aparentemente insignificantes.

Pode parecer piada, mas o estudo sobre os micróbios se encaminha para buscar relações destes organismos com a saúde, humor, preferências alimentares e, até mesmo, o número de picadas de mosquitos que recebemos. Por mais absurdo que pareça, como o bizarro transplante fecal (isso é não é brincadeira, está no livro), o tema se aproxima da realidade das pessoas, o que gera uma identificação. Por exemplo, algumas pesquisas indicam como o uso de antibióticos ou o tipo de parto podem modificar o conjunto de micróbios dos indivíduos e alterar a sua saúde.

Confesso que nunca fui fã de biologia (uma das disciplinas que eu mais odiava, na verdade), mas, a título de curiosidade, o livro me instigou. Como podem perceber, eu não tenho grande conhecimento sobre o assunto (quase zero), contudo, considero que a obra me ajudou a abrir a mente sobre os micróbios e a importância deles. Como ainda faltam pesquisas relacionadas ao tema, ele não se aprofunda muito. Na verdade, o grande objetivo do autor é sinalizar a necessidade de estudo do tema.

Ao contrário do que possa parecer,  A vida secreta dos Micróbios apresenta uma linguagem próxima ao público, em geral, e é divertido. Os autores conseguem transformar esse aspecto científico em algo bacana e interessante.

As diversas páginas de imagens também contribuíram para facilitar o entendimento. Para citar um exemplo, eu não tinha entendido muito bem uma pesquisa realizada com camundongos. Mas o desenho me ajudou bastante a absorver o conteúdo. Nesta complementação, o didatismo é nítido e eficaz.

A Vida secreta dos Micróbios 12
Em relação à edição, apenas um detalhe me incomodou: as páginas amarelas com letras vermelhas, que aparecem em dois textos, são um pouco difíceis de ler. As cores escolhidas chegam a cansar a vista. Porém, o restante está impecável.

A Vida Secreta dos Micróbios 2

Como todos os livros da série Ted Books, o leitor pode se aprofundar no assunto abordado nas páginas em palestras disponibilizadas na internet (no formato de vídeo). É uma ótima forma de se ambientar com o mundo dos micróbios e conhecer um pouco do trabalho de Rob Knight. Vale a pena conferir!

 

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *