Resenhas

A Vida Secreta dos Micróbios, de Rob Knight | Resenha

28 junho, 2016 por

‘A vida secreta dos Micróbios’: sim, nós precisamos falar sobre eles

A Vida Secreta dos Micróbios CapaPara os leitores ávidos por curiosidades sobre saúde e bem estar, o quinto volume da série TED Books, publicado pela editora Alaúde, é uma ótima pedida. Escrito pelo professor de pediatria, ciência da computação e engenharia Rob Knight  e  pelo escritor Brendan Buhler, A vida secreta dos Micróbios é um livro bem descontraído que sinaliza as diversas pesquisas sobre a importâncias destes seres aparentemente insignificantes.

Pode parecer piada, mas o estudo sobre os micróbios se encaminha para buscar relações destes organismos com a saúde, humor, preferências alimentares e, até mesmo, o número de picadas de mosquitos que recebemos. Por mais absurdo que pareça, como o bizarro transplante fecal (isso é não é brincadeira, está no livro), o tema se aproxima da realidade das pessoas, o que gera uma identificação. Por exemplo, algumas pesquisas indicam como o uso de antibióticos ou o tipo de parto podem modificar o conjunto de micróbios dos indivíduos e alterar a sua saúde.

Confesso que nunca fui fã de biologia (uma das disciplinas que eu mais odiava, na verdade), mas, a título de curiosidade, o livro me instigou. Como podem perceber, eu não tenho grande conhecimento sobre o assunto (quase zero), contudo, considero que a obra me ajudou a abrir a mente sobre os micróbios e a importância deles. Como ainda faltam pesquisas relacionadas ao tema, ele não se aprofunda muito. Na verdade, o grande objetivo do autor é sinalizar a necessidade de estudo do tema.

Ao contrário do que possa parecer,  A vida secreta dos Micróbios apresenta uma linguagem próxima ao público, em geral, e é divertido. Os autores conseguem transformar esse aspecto científico em algo bacana e interessante.

As diversas páginas de imagens também contribuíram para facilitar o entendimento. Para citar um exemplo, eu não tinha entendido muito bem uma pesquisa realizada com camundongos. Mas o desenho me ajudou bastante a absorver o conteúdo. Nesta complementação, o didatismo é nítido e eficaz.

A Vida secreta dos Micróbios 12
Em relação à edição, apenas um detalhe me incomodou: as páginas amarelas com letras vermelhas, que aparecem em dois textos, são um pouco difíceis de ler. As cores escolhidas chegam a cansar a vista. Porém, o restante está impecável.

A Vida Secreta dos Micróbios 2

Como todos os livros da série Ted Books, o leitor pode se aprofundar no assunto abordado nas páginas em palestras disponibilizadas na internet (no formato de vídeo). É uma ótima forma de se ambientar com o mundo dos micróbios e conhecer um pouco do trabalho de Rob Knight. Vale a pena conferir!

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário