Resenhas

O Poder das Pequenas Mudanças, de Margaret Heffernan| Resenha

‘O Poder das Pequenas Mudanças’: pequenas ideias compartilhadas

O Poder das Pequenas Mudanças
‘O Poder das Pequenas Mudanças’, de Margaret Heffernan / divulgação

Uma simples mudança pode transformar profundamente uma organização. A afirmativa em questão parece um tanto pretensiosa, mas o sexto volume da série TED Books, intitulado O Poder das Pequenas Mudanças, pode abrir seus pensamentos para uma nova filosofia corporativa. Escrito pela empresária Margaret Heffernan, o livro – publicado pela editora Alaúde – não vende uma fórmula mágica, mas salienta a necessidade de pequenas atitudes e da participação de todos os funcionários para o desenvolvimento de uma cultura agradável e sólida.

Assim como os outros livros da coleção TED Books, O Poder das Pequenas Mudanças é voltado para mentes curiosas que estão em busca de conhecimento nas mais variadas áreas, no caso específico, o fortalecimento de uma cultura organizacional. O livro é direcionado para diretores e gestores, porém, nada impede que outros membros de uma empresa leiam. Aliás, é até indicado, como a própria publicação sugere, que todos devam participar.

É uma literatura que apresenta o tema com uma linguagem acessível e promove a reflexão. O livro mantém um certo didatismo, compararia, inclusive, com uma reportagem de revista, só que mais completo. Cada tópico é desenvolvido em capítulos – é tudo muito delimitado -, e juntos eles compõem a ideia que a autora deseja transmitir.

Para estudiosos da área, acredito que a obra não traga um aprofundamento almejado. Alguns conceitos, por exemplo, até eu, que não tenho a expertise no assunto, já conhecia, além de ter lido o livro Criatividade S.A. (já resenhado para o Vai Lendo), citado na obra. Porém, mesmo assim, pude aprender algo novo, fazer reflexões. E isso é fantástico! Uma das características que mais me cativa na série TED books. Particularmente, gostei muito da trecho que fala sobre autoridade no debate criativo (só para exemplificar).

Assim, se você se interessa pelas questões de funcionamento de uma empresa e quer abrir seus horizontes, aconselho a leitura de O Poder das Pequenas Mudanças. Um livro para refletir. Uma ideia para ser compartilhada.

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *