Resenhas

Vícios Ocultos, de Miriam Mambrini | Resenha

‘Vícios Ocultos’: o íntimo, sem julgamentos

capa-vicios-ocultos
‘Vícios Ocultos’, de Miriam Mambrini / Divulgação

Indivíduos como eu e você. Com rotinas, sentimentos e segredos. Treze histórias que abordam vícios que permeiam pessoas à nossa volta, mas que, de certa forma, passam desapercebidos. São desejos escondidos que a escritora  Miriam Mambrini, que recentemente lançou o romance A Bela Helena, nos revela sem moralismos. Publicado em 2009, pela Bom Texto – pouco antes do fechamento da editora -, Vícios Ocultos desbrava estes sentimentos secretos e mostra uma realidade nua e crua.

Por se tratar de um livro de contos é difícil resumir as histórias sem prejudicar a leitura. Cada uma delas apresenta uma peculiaridade. Um vício: tara, fanatismo ou cleptomania. No entanto, é possível encontrar certas similaridades. São personagens adultos que têm que lidar com sentimentos escusos diante de situações impostas na vida. Imperfeitos como qualquer indivíduo. Esta aí, talvez , seja a grande identificação por parte do leitor. Uma ficção com cara de realidade, com muito drama e certos momentos cômicos. Particularmente, gosto muito desta abordagem “ vida real” e acredito que a Miriam consiga executá-la com maestria. E, como resultado, temos uma trama envolvente, de fácil compreensão e com personagens interessantes (estes, inclusive, são o grande trunfo da obra).

Vícios Ocultos apresenta uma coletânea de textos muito bem escolhidos, porém, por ser uma obra de histórias fragmentadas, é normal que uns contos se sobressaiam mais do que outros. Assim, decidi destacar alguns dos quais eu mais gostei com uma breve justificativa: Freio nos Dentes, pela costura dos conflitos familiares e, principalmente, pelo final inesperado; Débito, pela densidade e drama. Por mostrar que interesses pessoais podem estar acima da vida. O homem que lia necrológios, como, às vezes, julgamos certos hábitos (principalmente de parentes mais velhos) e repetimos quando envelhecemos. Algo que só a vida é capaz de ensinar.

No começo de cada conto é apresentada uma epígrafe que entra em perfeita sintonia com a obra e, de quebra, complementa a qualidade de Vícios Ocultos. De acordo com a orelha do livro, Miriam enviou um conto para cada autor próximo a ela – como João Silvério Trevisan, Nilma Lacerda, Luis Ruffato e Adriana Lisboa – , que, a pedido, elaboraram uma epígrafe especialmente para cada história. Talvez seja por isso o grande entrosamento dos textos. É uma comunhão perfeita! Honestamente, nunca dou muita importância a este detalhe, mas me surpreendi positivamente.

Além do livro físico, Vícios Ocultos acompanha uma versão em audiolivro para os deficientes visuais. Neste ponto, gostaria de fazer um adento. É sempre bom trazer acessibilidade para leitura, mas também gostaria de ressaltar como o formato pode ampliar o contato com a literatura. Seja para os que não conseguem ler no ônibus (que é o meu caso), uma distração enquanto dirigem, ou ainda para as pessoas, principalmente as mais idosas, que têm dificuldades em enxergar. Infelizmente, não entendo o descaso das editoras em investir neste formato. Será que é medo de que prejudique as vendas das publicações impressas? Enfim, vale a reflexão.

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *