Geral,  Notícias

Curso destrincha as etapas de produção e tratamento de texto


Aulas ministradas por Michelle Strzoda, da Babilonia Cultura Editorial, acontecem na Estação das Letras, de 2 de abril a 7 de maio

Michelle Strzoda, diretora editorial da Babilonia Cultura Editorial/Foto:Divulgação
Michelle Strzoda, diretora editorial da Babilonia Cultura Editorial/Foto:Divulgação

A qualidade do texto, o cuidado e o perfil de linguagem adotados são os principais pontos abordados pelo curso de produção textual “Produção e Tratamento de Texto: Teoria, Prática e Capacitação”, que acontece aos sábados, de 2 de abril a 7 de maio, na Estação das Letras. Ministrado por Michelle Strzoda, diretora editorial da Babilonia Cultura Editorial, o curso acompanha as etapas do processo de edição de livros, bem como outros tipos de suportes de publicação. As aulas têm como objetivo também apontar o papel do editor no burilar do texto e os diferentes a(u)tores envolvidos nesse tratamento.

“Este curso trabalha unindo dois dos principais braços de quem lida com texto como matéria-prima do processo editorial: conteúdo e tratamento”, explicou Michelle ao Vai Lendo. “Um trabalho não deve se dissociar do outro. Vamos trabalhar muito. O curso presencial tem 15 horas/aula, mas, na verdade, exige-se mais do participante, pois todos terão que colocar a mão na massa, afinal estamos falando de produzir. E mais: teremos convidados surpresa do curso. As manhãs de sábado de 2 de abril a 7 de maio serão animadas, zero sono, zero moleza”.

A1_prod_trat_texto-1

Os temas que serão discutidos têm como objetivo trabalhar o apuro e a qualidade dos textos, entre eles leituras críticas, técnicas de edição, construção textual, conhecimento e discernimento entre linguagem oral e escrita, formal e coloquial, tipos de texto, suas necessidades e características, a consonância com o público-alvo, criação, redação, edição, copidescagem, revisão, cotejo, a delicada etapa da tradução, pontuação, ortografia e especificidades do acordo ortográfico, regência e concordância nominal e verbal em textos, escolha de palavras (evitando redundâncias, pleonasmos, ambiguidades, tempos verbais e vozes verbais), designações, técnicas de padronização e uniformização – os critérios de revisão, o texto da internet e das mídias digitais: como redigir, proceder, selecionar, degustar, as fontes e os mecanismos de pesquisa e leituras indispensáveis.

Para mais informações, acesse: http://estacaodasletras.com.br/producao-e-tratamento-de-texto-teoria-pratica-e-capacitacao/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *