Resenhas

Um Presente da Tiffany, de Melissa Hill | Resenha

‘Um Presente da Tiffany’: um livro que traz a magia da época do Natal ao falar da busca pelo amor e pelo autoconhecimento

O destino, ou melhor, a mágica da Tiffany & Co. – uma das joalherias mais conhecidas do mundo – é implacável. Sabe aquela premissa de que quando é para ser vai ser? Não importa o quanto você tente, ou não, escapar do seu caminho. Por maiores e mais estranhos que sejam os obstáculos, você sempre vai chegar ao seu ponto final. Pode não ser da forma esperada, mas isso não quer dizer que não seja a certa. Você apenas ainda não enxergou isso.  É exatamente isso que Melissa Hill nos mostra em Um Presente da Tiffany, livro publicado aqui no Brasil pela editora Intrínseca.

Um presente da Tiffany 2

O cenário não poderia ser melhor: véspera de Natal, na Quinta Avenida. Como o sonho de toda mulher, dois homens procuram presentes para a sua amada e entra, claro, na lendária joalheria Tiffany. De um lado, Gary quer apenas uma lembrancinha para agradar a namorada, Rachel, que pagou pela viagem. De outro, Ethan quer algo especial e tem a ajuda de sua filhinha Daisy para comprar um anel de noivado para Vanessa, mulher que lhe deu a perspectiva de ter uma família novamente, após a morte da esposa. O destino, porém, resolve interferir no plano de ambos e, de alguma forma, as sacolas são trocadas. Com isso, Rachel ganha o anel e Vanessa, a singela pulseira escolhida por Gary. Agora, Ethan terá que correr contra o tempo para recuperar a joia e colocá-la no dedo de sua legítima dona. Mas será que é isso mesmo que está reservado para os casais?

Um Presente da Tiffany 3Ainda não conhecia a obra de Melissa Hill, mas o que posso dizer ao finalizar a leitura de Um Presente da Tiffany é que ela conseguiu me transportar para aquela época mágica do ano com bastante leveza e simplicidade. Inclusive, foi simplesmente impossível não imaginar um roteiro de cinema ao ler as páginas (olha o meu lado fã de comédias românticas natalinas falando mais alto). A escrita da autora é bem interessante e ágil, ponto importante para o tipo de narrativa que ela apresentou, uma vez que o livro traz várias histórias acontecendo paralelamente, e em diferentes lugares. Por falar nisso, o fato de a trama ser dividida entre os dois casais principais – além da fofa Daisy, é claro – e, depois, com mais dois personagens “coadjuvantes”, deu fluidez à leitura. Foi divertido acompanhar o desenrolar dos acontecimentos sob diferentes pontos de vista, sempre com alguma informação a mais em cada momento.

A dinâmica entre os personagens é bem interessante, e a relação de Ethan com Daisy é tão terna, tão verdadeira, que não tem como não se apegar aos dois. Com apenas oito anos, Daisy apresenta uma personalidade extremamente carismática e madura, resultado da perda precoce da mãe, o que lhe faz ter também uma superpreocupação em relação ao bem estar do pai. Já Ethan é o típico cara perfeito, ou quase ideal. Além de bonito e charmoso, é inteligente, honesto, carinhoso e devoto à memória de sua falecida esposa, o amor de sua vida. Totalmente o oposto de Gary, um típico machão irlandês egocêntrico. Sério, Rachel é praticamente uma santa por aturar aquele homem tão desprovido de atitude e de consideração. Ela, aliás, é uma mistura muito bem construída de sensibilidade e emoção com força e determinação. E Vanessa é a representação da mulher moderna. Obstinada e bem-sucedida, que não mede esforços para conseguir o que quer. Fechando o grupo, temos Terri e Justin, melhores amigos de Rachel e aqueles tipos de personagens com os quais você se identifica na hora. É muito fácil gostar deles.

Um Presente da Tiffany 1

Quis fazer um resumo de cada um deles justamente para falar sobre uma das coisas de que mais gostei no livro: o fato de Melissa nos mostrar o quanto qualquer pessoa, com suas qualidades e defeitos, tem a capacidade de se superar, se redimir e se redescobrir. Mesmo quando tudo parece dar errado ou não sai como planejado. A maneira como a autora consegue conectar todas as tramas, em todos os sentidos, é bastante surpreendente (principalmente no final, mas é só isso o que eu posso dizer) e nos deixa com aquela ansiedade literária deliciosa de querer saber logo o que as últimas páginas nos reservam.

Entre Inglaterra, Irlanda (aaah, Irlanda!) e Nova York, acompanhamos uma divertida e prazerosa busca pela felicidade e pelo amor e temos uma bela homenagem aos valores da amizade e da família. Se é mágica da Tiffany, eu não sei – apesar de suspeitar fortemente. Mas, com certeza, o romance de Melissa Hill consegue mexer com os nossos corações.

Banner Saiba onde comprar

Livraria CulturaLivraria da FolhaLivraria da TravessaSaraivaSubmarino

Um Presente da Tiffany Ficha Técnica Livros

 

 

 

 

 

Jornalista de coração. Leitora por vocação. Completamente apaixonada pelo universo dos livros, adoraria ser amiga da Jane Austen, desvendar símbolos com Robert Langdon, estudar em Hogwarts (e ser da Grifinória, é claro), ouvir histórias contadas pelo próprio Sidney Sheldon, conhecer Avalon e Camelot e experimentar a magia ao lado de Marion Zimmer Bradley, mas conheceu Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira e não poderia ser mais realizada "literariamente". Ainda terá uma biblioteca em casa, tipo aquela de "A Bela e a Fera".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *