Resenhas

Diário Extraordinário, de R. J. Palácio | Resenha

‘Diário Extraordinário’: um livro para exercitar a escrita e a criatividade

No final de 2015, junto com Auggie & Eu – Três Histórias Extraordinárias,  a versão impressa de histórias derivadas do universo Extraordinário, a editora Intrínseca publicou Diário Extraordinário, uma obra interativa que estimula os leitores a registrarem suas experiências pessoais e pensamentos.

Diário Extraordinário 5

 

Diário Extraordinário apresenta um formato pequeno – o tamanho é um tipo de agenda- e capa dura, ideal para você carregar em qualquer lugar. Afinal, nunca se sabe quando a inspiração virá, não é mesmo? O livro também apresenta um marcador de página de tecido amarelo, facilitando o encontro da última página preenchida, para que, assim, o usuário possa dar continuidade à sua escrita.

Diário Extraordinário 3

Diferente de outros livros interativos que nos induzem a realizar uma ação, Diário Extraordinário faz um convite para encontrarmos o escritor que existe em cada um de nós. As folhas pautadas são um território livre para a criatividade. O diferencial da publicação, comparado a um caderno (ou a um diário comum), é que no meio do processo de escrita você irá se deparar com frases motivadoras dos personagens criados por R.J. Palacio e de grandes nomes, como Anne Frank Rousseau e Dalai Lama, que podem ou não complementar os textos.

Diário Extraordinário 4

Assim como 365 Dias Extraordinários, em Diário Extraordinário, R. J. Palácio dialoga com as histórias de Auggie e trabalha com o público a gentileza, o respeito, as diferenças e a inclusão. Desta vez, porém, os fãs dos personagens da autora não são contemplados com a leitura de mais uma narrativa incrível. Eles são instigados a colocar para fora todos os sentimentos provocados pelas obras de Palacio e a desenvolver as suas próprias histórias. É como se fosse o final de um processo de aprendizado, com o diferencial de não ter que mostrar para a professora e valer nota.

Para as crianças, o diário pode ser uma ótima maneira de praticar a escrita e a organização de ideias (sem parecer algo chato). Contudo, ele não se limita a este público. Afinal, escrever é uma terapia e Extraordinário é um livro que cativa a todos que têm o prazer de lê-lo.

Diário Extraordinário 2

Diário Extraordinário
 também funciona como um diário comum. No entanto, para os que leram os livros de R. J. Palácio, pode ser uma experiência bem mais engrandecedora, caso queiram fazer essa ponte com a história de Auggie. Mas o diário é seu e você deve utilizar como desejar.

“Seja aquilo de extraordinário que você quer ver no mundo”

Banner Saiba onde comprar

Fnac – Livraria da TravessaSaraivaSubmarino

Diário Extraordinário Ficha Técnica

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *