Resenhas

Surpreendente!, de Maurício Gomyde | Resenha

‘Surpreendente!’: uma história de cinema.

'Surpreendente!', de Maurício Gomyde/Foto: Divulgação/Intrínseca
‘Surpreendente!’, de Maurício Gomyde/Foto: Divulgação/Intrínseca

O cinema pode mudar o mundo! Assim como um livro. Na verdade, independente do formato, as histórias têm o poder de nos mostrar outras visões, outras formas de pensar e agir, não é mesmo? Elas nos ensinam e nos fazem refletir. Trazendo o cinema para a literatura, Surpreendente!, de Maurício Gomyde, publicado pela editora Intrínseca, conta a história de Pedro, um jovem idealista que busca fazer um filme memorável capaz de transformar as pessoas!

Na trama, Pedro Diniz é um cineasta recém-formado, que acredita ter a missão de levar o amor pela sétima arte a todas as pessoas. Enquanto planeja o seu próximo filme, Pedro trabalha no último cineclube da cidade de São Paulo, além de ser gerente de uma locadora de filmes na periferia. Na adolescência, Pedro foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, mas, driblando as expectativas médicas, a perda da sua visão estaciona, colaborando para um olhar positivo sobre o mundo.

No entanto, a vida de Pedro parece fugir do script, quando uma série de acontecimentos vira tudo de ponta cabeça. Sem chão, ele decide partir para uma viagem reveladora até Pirenópolis, em Goiás, e, junto com os amigos e uma ruiva chamada Cristal, pela qual Pedro morre de paixões, filmar um roteiro capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.

Quando comecei a ler Surpreendente!, não sabia exatamente o que esperar da obra. Era uma trama de road trip? Superação? Amizade? Amor? Não sabia decifrar, mas fiquei envolvido pela escrita de Maurício Gomyde, tanto na construção dos personagens (por mais fictícios que sejam, parecem reais), quanto na ação. O formato do livro também facilita este engajamento: os capítulos curtos, bem divididos, tornam a leitura frenética. Parecia estar me deliciando com um filme, o que acredito ter sido a proposta do autor.

Leia a entrevista com Maurício Gomyde, autor de “Surpreendente!”

Como um livro que tem como pano de fundo o cinema, Surpreendente! usa e abusa de referências cinematográficas. Nada mais justo e condizente. Um dos personagens, inclusive – Fit, o melhor amigo de Pedro -, adota diversas frases célebres do cinema em suas falas. É bem divertido e dá uma quebrada descontraída na narrativa (nem preciso dizer que Fit é um dos meus favoritos)!

Por falar em personagens, preciso fazer um adento em relação ao protagonista. Pedro tinha tudo para ser um “chato”. Seu excesso de otimismo e idealismo é típico daqueles que entediam o leitor. Porém, apesar de toda essa propensão, devo admitir que ele me agradou. Não sei explicar exatamente o porquê, mas acredito que a forma como o autor escolheu alternativas para driblar os problemas tenha favorecido Pedro. No fim, torci por ele.

Enquanto acompanhei o grupo pela estrada rumo à Pirinópolis, fiquei com um gostinho de quero mais. Entendo que o livro tenha um formato enxuto e, se alongasse um pouco, poderia ficar cansativo, mas senti falta de mais detalhes da viagem. Quando eu pisquei os olhos, já havia terminado e a história culminava para o fim. Apesar de o desfecho da trama ser bem amarrado (Gomyde não deixa pontas soltas e tudo se encaixa perfeitamente), o ritmo da road trip/filmagem poderia ser mais desacelerado para aproveitarmos.

Surpreendente! é uma trama que fala de amizade e superação, com altas doses de amor, em meio a uma aventura na estrada. Uma leitura leve, um ótimo passatempo, como um filme para uma tarde agradável.

 

Banner Saiba onde comprarFnacLivraria CulturaLivraria da FolhaLivraria da TravessaSaraivaSubmarino

Surpreendente Maurício Gomyde Ficha Técnica

 

 

 

 

 

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *