Geral,  Notícias

Livros Difíceis oferece serviço de localização de títulos raros

Site Livros Difíceis ajuda o leitor a encontrar livros pouco acessíveis e, até mesmo, já esgotados

Sabe aquele livro que você leu há algum tempo, adorou, mas infelizmente não era seu? Talvez, você tenha pegado de uma biblioteca ou com algum amigo e, quando quis comprar um exemplar para você, descobriu que a tarefa era um pouco mais difícil do que imaginava? Se você, caro leitor do Vai Lendo, também já passou por essa sensação angustiante de não encontrar um determinado livro em nenhum lugar (ou, pelo menos, naqueles em que você procurou), não se preocupe. Pois, agora, um site se dispõe justamente a ajudar na busca por aqueles títulos mais difíceis de se encontrar e, até mesmo, que já estejam esgotados. Não por acaso, o nome da iniciativa é, claro, Livros Difíceis. O Vai Lendo adorou a ideia e conversou com os responsáveis pelo projeto, que surgiu pelo desejo inicial de ser uma livraria física.

Livros Difíceis/Divulgação/Reprodução
Livros Difíceis/Divulgação/Reprodução

Com o fechamento de grandes e renomadas livrarias, houve um aumento da demanda por livros, digamos, mais raros e menos acessíveis, que, vez ou outra, ainda se encontravam disponíveis em alguns desses estabelecimentos. Porém, a atual situação do país também favoreceu para que a internet se mostrasse uma escolha mais lucrativa, de acordo com Patrícia Soares, idealizadora do Livros Difíceis.

“Meu sonho era ter uma livraria física”, explicou Patrícia ao Vai Lendo. “Mas já há 14 anos o mercado do livro físico vem se mostrando mais difícil, e o ambiente online tornou-se possível, essa busca pelos livros era o ineditismo possível.  Com muita tristeza, vemos o mercado de livros encolher e rapidamente. Sabemos que nosso trabalho segue sendo afetado, mas não iremos parar, pois ele não é movido pelo lucro. Nós continuaremos buscando livros enquanto tivermos pedidos”.

Escritório Livros Difíceis/Divulgação
Escritório Livros Difíceis/Divulgação

A tarefa é árdua, exige bastante determinação e paciência, mas é também extremamente prazerosa, garante Patrícia. A procura é feita em sebos, passando por editoras, feiras de livros, particulares, até leilões, não só no Brasil, mas no mundo todo – inclusive, no preço final, está incluso o serviço de localização. Patrícia explicou ainda que o site possui clientes variados e contou quem tem um carinho especial por um tipo de título encontrado.

“Nosso público vai desde acadêmicos até aqueles que estão voltados para a literatura”, disse. “Com certeza, os livros que mais gostamos de encontrar são aqueles com algum vínculo emocional com o leitor, como algum título da infância, obras perdidas e alguns de família”.

Como qualquer projeto, o Livros Difíceis tem planos de crescimento e pretende expandir seus serviços, porém, tudo depende da demanda do público e da situação econômica do país.

Acesse o site e encontre o livro que você procura: http://www.livrosdificeis.com.br/

Jornalista de coração. Leitora por vocação. Completamente apaixonada pelo universo dos livros, adoraria ser amiga da Jane Austen, desvendar símbolos com Robert Langdon, estudar em Hogwarts (e ser da Grifinória, é claro), ouvir histórias contadas pelo próprio Sidney Sheldon, conhecer Avalon e Camelot e experimentar a magia ao lado de Marion Zimmer Bradley, mas conheceu Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira e não poderia ser mais realizada "literariamente". Ainda terá uma biblioteca em casa, tipo aquela de "A Bela e a Fera".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *