Geral,  Listas

As dicas de livros para o Dia dos Namorados

Veja a lista com 10 títulos para você se apaixonar

Para os casais apaixonados, falta pouco para comemorar o Dia dos Namorados e celebrar o amor! Para ajudar os pombinhos, o Vai Lendo separou 10 livros que são ótimas sugestões de presentes. E, se você ainda não encontrou a sua cara metade, pode aproveitar o romantismo da data e se deliciar com essas tramas que irão provocar suspiros e fazer você sonhar acordado(a). Afinal, o importante é amar (mesmo que sejam apenas os personagens da ficção)!

Confira a lista do Vai Lendo com sugestões de livros para o Dia dos Namorados:

 

1) Uma Longa Jornada, de Nicholas Sparks (Editora Arqueiro)

Uma Longa Jornada Nicholas Sparks
‘Uma Longa Jornada’, de Nicholas Sparks / Divulgação

Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele.

Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.

Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.

Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade.

Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.

2) Um Amor De Cinema, de Victoria Van Tiem (Editora Verus)

'Um Amor De Cinema', de Victoria Van Tiem / Divulgação
‘Um Amor De Cinema’, de Victoria Van Tiem / Divulgação

Neste irresistível romance, Kenzi Shaw, uma designer fanática por filmes, é lançada nas águas turbulentas do amor — ao estilo de Hollywood — quando seu lindo ex-namorado lhe propõe uma série de desafios relacionados a comédias românticas para reconquistar seu coração.

Que garota não gostaria de vivenciar a cena das compras de Uma linda mulher? É o desafio número dois da lista. Ou tentar fazer os passos de dança de Dirty dancing? É o número cinco. Uma lista, dez momentos românticos de filmes e várias aventuras depois, Kenzi se pergunta: ela deve se casar com o homem que sua família adora ou arriscar tudo por um amor de cinema?

3) Nós, de David Nicholls (Editora Intrínseca)

'Nós', de David Nicholls / Divulgação
‘Nós’, de David Nicholls / Divulgação

Certa noite, Douglas Petersen, um bioquímico de 54 anos apaixonado pela profissão, por organização e limpeza, é acordado por Connie, sua esposa há 25 anos, e ela lhe diz que quer o divórcio. O momento não poderia ser pior. Com o objetivo de estimular os talentos artísticos do filho, Albie, que acabou de entrar para a faculdade de fotografia, Connie planejou uma viagem de um mês pela Europa, uma chance de conhecerem em família as grandes obras de arte do continente. Ela imagina se não seria o caso de desistirem da viagem. Douglas, porém, está secretamente convencido de que as férias vão reacender o romance no casamento e, quem sabe, também fortalecer os laços entre ele e o filho. Com uma narrativa que intercala a odisseia da família pela Europa — das ruas de Amsterdã aos famosos museus de Paris, dos cafés de Veneza às praias da Barcelona — com flashbacks que revelam como Douglas e Connie se conheceram, se apaixonaram, superaram as dificuldades e, enfim, iniciaram a queda rumo ao fim do casamento, Nós é, acima de tudo, uma irresistível reflexão sobre a meia-idade, a criação dos filhos e sobre como sanar os danos que o tempo provoca nos relacionamentos. Sensível e divertido, com a sagacidade e a inteligência dos outros livros do autor, o romance analisa a intrincada relação entre razão e emoção.

Leia mais: Intrínseca lançará novo livro de David Nichols, ‘Nós’

4) Bridget Jones – Louca Pelo Garoto, de Helen Fielding (Editora Companhia das Letras)

'Bridget Jones - Louca Pelo Garoto', de Helen Fielding / Divulgação
‘Bridget Jones – Louca Pelo Garoto’, de Helen Fielding / Divulgação

Logo que foi lançado, O Diário de Bridget Jones conquistou uma legião de fãs e se tornou a voz de toda uma geração de mulheres modernas, de trinta e poucos anos, divididas entre a esperança de encontrar o verdadeiro amor e as frustrações dessa busca. Mulheres que, como Bridget, precisam se desdobrar entre as realizações profissionais e os cômicos percalços que mancham seu currículo, entre as exaustivas demandas familiares e as farras com amigos, entre os cuidados com a silhueta e o prazer de devorar cinco barras de chocolate antes do café da manhã.

Catorze anos após o último livro, Bridget Jones: No limite da razão, nossa heroína retoma seu diário abandonado e mostra que continua a mesma, e ainda mais viva — e ativa — do que nunca. O tempo se encarregou de trazer à sua vida outros dramas e dilemas, mas não levou embora seu jeito estabanado e a personalidade luminosa sem a qual ela não poderia enfrentar os momentos comoventes que a aguardam. Além de não descuidar da balança e manter-se longe dos cigarros, agora ela também precisa se preocupar com sites de relacionamentos, o número de seguidores no Twitter e os perigos de trocar mensagens de texto depois de algumas taças de vinho.

Ainda às voltas com os amores, Bridget tropeça em novas confusões e tenta em vão se esquivar das gafes que ajudaram a consagrá-la como uma das personagens mais divertidas da literatura feminina contemporânea, enquanto figuras antigas e recentes desfilam por sua vida — sobretudo um garoto misterioso que vem para balançar seriamente suas certezas.

Bridget Jones: Louca pelo garoto traz um desfecho inesperado para a história que já conhecemos, sem deixar de abrir portas a outras aventuras. Leitura obrigatória para qualquer mulher de hoje, o romance é um retrato fiel e bem-humorado das tribulações ao mesmo tempo trágicas e risíveis que compõem nosso dia a dia.

Leia Mais: Novo ‘Bridget Jones’ tem morte chocante

5) Dois Garotos Se Beijando, de David Levithan (Editora Galera Record)

Dois garotos se beijando / Divulgação
Dois garotos se beijando / Divulgação

Do mesmo autor do best-seller Will & Will e Todo dia. Do lado de fora da escola, ao ar livre, rodeados por câmeras e por uma multidão que, em parte apoia e em parte repudia o que estão fazendo, Craig e Harry estão tentando quebrar o recorde mundial do beijo mais longo. Craig e Harry não são mais um casal, mas já foram um dia. Peter e Neil são um casal. Seus beijos são diferentes. Avery acaba de conhecer Ryan e precisa decidir sobre como contar para ele que é transexual, mas está com medo de não ser aceito depois disso.

Cooper está sozinho. Passa suas noites em claro, no computador, criando vidas falsas online e seduzindo homens que jamais conhecerá na vida real. Mas quando seus pais descobrem seu passatempo proibido, o mundo dele desaba. Cada um desses meninos tem uma situação diferente. Alguns contam com o apoio incondicional da família, outros não. Alguns sofrem com o bullying na escola, outros, com o coração partido.

Mas bem no centro de todas essas histórias paralelas está o amor. E, através dele, a coragem para lutar por um mundo onde esse sentimento nunca seja sinônimo de tabu.

Leia mais: Veja ‘Dois garotos se beijando’, de David Levithan

 

6) Se Você Me Visse Agora, de Cecelia Ahern (Editora Rocco)

'Se Você Me Visse Agora', de Cecelia Ahern / Divulgação
‘Se Você Me Visse Agora’, de Cecelia Ahern / Divulgação

Autora de P.S. Eu Te Amo, que foi adaptado para o cinema, Cecelia Ahern constrói, mais uma vez, uma trama cheia de momentos surpreendentes. Elizabeth Egan não tem tempo para amigos e muito menos para a imaginação fértil do sobrinho Luke que, aos seis anos, acaba de conhecer Ivan, um amigo imaginário. Ao notar que Elizabeth às vezes pode ouvi-lo e sentir que está por perto, Ivan resolve conhecê-la melhor e, a partir daí, começa a aparecer frequentemente em sua vida, levando-a a sair de seu ritmo normal e retilíneo. Uma deliciosa comédia romântica com a marca da jovem e bem-sucedida autora irlandesa.

7) Primeiro e Único, de Emily Giffin (Editora Novo Conceito)

'Primeiro e Único', de Emily Giffin / Divulgação
‘Primeiro e Único’, de Emily Giffin / Divulgação

Shea tem 33 anos e passou toda a sua vida em uma cidadezinha universitária que vive em função do futebol americano. Criada junto com sua melhor amigas, Lucy, filha do lendário treinador Clive Carr, Shea nunca teve coragem de deixar sua terra natal. Acabou cursando a universidade, onde conseguiu um emprego no departamento atlético e passa todos os dias junto do treinador e já está no mesmo cargo há mais de dez anos.

Quando finalmente abre mão da segurança e decide trilhar um caminho desconhecido, Shea descobre novas verdades sobre pessoas e fatos e essa situação a obriga a confrontar seus desejos mais profundos, seus medos e segredos.

A aclamada autora de Questões do Coração e Presentes da Vida criou uma história extraordinária sobre amor e lealdade e sobre uma heroína não convencional que luta para conciliá-los.

8) Shakespeare Para Apaixonados, de Allan Percy (Editora Sextante)

'Shakespeare Para Apaixonados', de Allan Percy / Divulgação
‘Shakespeare Para Apaixonados’, de Allan Percy / Divulgação

Dedicado aos que amaram, aos que amam e aos que ainda vão amar, Shakespeare Para Apaixonados – 72 Doses de Romantismo Para Aproveitar Melhor o Amor A Cada Dia é um guia inspirador para quem acredita no amor e busca desvendar os mistérios e a beleza desse sentimento sublime.

As obras de William Shakespeare tratam do amor com uma perspectiva tão lúcida que, mesmo tantos anos depois de terem sido produzidas, ainda são consideradas um remédio para curar as dores do coração e os anseios da alma.

Reunindo 72 aforismos e citações do grande poeta e dramaturgo, Allan Percy mergulha no universo amoroso para refletir sobre ciúme, paixão, romance, insegurança, sedução, desejo e amizade para iluminar nossa vida e responder a perguntas, como: Por que algumas pessoas não têm sorte no campo sentimental?; Como curar um mal de amor?; É possível viver um romance até o fim da vida?; entre outras.

9) Azul É A Cor Mais Quente, de Julie Maroh (Editora Martins Fontes – Selo Martins)

'Azul É A Cor Mais Quente', de Julie Maroh / Divulgação
‘Azul É A Cor Mais Quente’, de Julie Maroh / Divulgação

O livro conta a história de Clementine, uma jovem de 15 anos que descobre o amor ao conhecer Emma, uma garota de cabelos azuis. Através de textos do diário de Clementine, o leitor acompanha o primeiro encontro das duas e caminha entre as descobertas, tristezas e maravilhas que essa relação pode trazer. A novela gráfica foi lançada na França em 2010, já tem diversas versões, incluindo para o inglês, espanhol, alemão, italiano e holandês, e ganhou, em 2011, o Prêmio de Público do Festival Internacional de Angoulême. Em tempos de luta por direitos e de novas questões políticas, Azul É A Cor Mais Quente surge para mostrar o lado poético e universal do amor, sem apontar regras ou gêneros.

10) Sedutor – Selvagem Irresistível, de Christina Lauren (Editora Universo dos Livros)

'Sedutor - Selvagem Irresistível', de Christina Lauren / Divulgação
‘Sedutor – Selvagem Irresistível’, de Christina Lauren / Divulgação

Christina Hobbs e Lauren Billings, conhecidas pelo pseudônimo Christina Lauren, causaram grande impacto com seu Cretino Irresistível. A série entrou nas listas de mais vendidos no Brasil e é best-seller do USA Today e do The New York Times. Agora, elas estão de volta com Sedutor, primeiro volume de uma série que não promete menos: Selvagem Irresistível. Mia Holland, depois de comemorar sua formatura em um louco final de semana em Las Vegas, fica aterrorizada com as escolhas que terá de fazer nessa nova etapa da vida. Ela toma, então, uma decisão selvagem: partir para a França seguindo os passos de Ansel Guillaume, um homem envolvente e extremamente sedutor. Por trás de todas as brincadeiras sensuais de Mia e Ansel, sentimentos começam a surgir. Nesse momento, ela precisa decidir se retorna para a vida que deixou ou se entra de cabeça nessa aventura ardente e arrebatadora que acabou de descobrir…

Como nem tudo são flores, aí vai uma dica para que a chama da paixão não se apague por causa dos problemas financeiros:

+ Bônus

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos – Finanças Para Casais, de Gustavo Cerbasi (Editora Sextante)

'Casais Inteligentes Enriquecem Juntos - Finanças Para Casais', de Gustavo Cerbasi / Divulgação
‘Casais Inteligentes Enriquecem Juntos – Finanças Para Casais’, de Gustavo Cerbasi / Divulgação

Uma das maiores causas de brigas entre os casais são as dificuldades financeiras. Se falta dinheiro para pagar as contas, a culpa recai sobre o parceiro esbanjador, que não quer nem saber se tem saldo no banco na hora de fazer uma compra. Se sobra dinheiro no fim do mês, em vez de comemorar, o casal pode se desentender sobre como investir ou gastar aquela quantia.

De acordo com o consultor Gustavo Cerbasi, a raiz do problema está na falta de conversa sobre dinheiro. Em geral, só se fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E por não discutir a questão a dois, a maioria acaba deixando de fazer um orçamento realista, de guardar dinheiro para atingir suas metas e de se planejar para manter um bom padrão de vida no futuro.

Com sugestões válidas para qualquer fase do relacionamento, desde o namoro até as bodas de ouro, Casais inteligentes enriquecem juntos aponta diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente na administração das finanças da família. Ele traz também testes que avaliam a capacidade do casal de construir riqueza.

Entre os tópicos abordados estão:

• Os benefícios de um planejamento financeiro de longo prazo
• Crises financeiras do relacionamento
• Vida a dois: até que ponto juntar tudo
• Quando comprar a casa
• Planos de previdência e seguros
• A educação financeira dos filhos
• Como lidar com a herança

Esta edição comemorativa de 10 anos inclui o “Guia para casais que estão se preparando para o casamento”, com orientações sobre as primeiras conversas a respeito de finanças, gastos com a cerimônia, compra da casa própria e o que deve ser priorizado nesse momento especial.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *