Especiais,  Geral,  Notícias

Dia do Orgulho Nerd 25/05 – Como surgiu a data?

25 /05 – Dia do Orgulho Nerd (Gueek) e também, o Dia da Toalha

Atenção, jedis e mochileiros de todas as galáxias! Hoje é o dia de vestir a sua armadura, brindar com uma dinamite pangaláctica e comemorar. Afinal, hoje é Dia do Orgulho Nerd! Vamos celebrar os quadrinhos, os filmes de ficção científica, a literatura fantástica, os video-games e tudo mais desse universo no qual só a gente se encaixa.

Brinde com a Dinamite Pangalática - Imagem do filme 'O Guia do Mochileiro das Galáxias" baseado no livro de Douglas Adams
Brinde com a Dinamite Pangalática – Imagem do filme ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias”, baseado no livro de Douglas Adams

Ainda não se encontrou e não está entendendo o motivo de tanta festa? Não se preocupe, porque o Vai Lendo explica todos os motivos que tornaram este um dia tão emblemático para a cultura nerd. Afinal, são muitas coincidências (ou não).

25/05 – Dia do Orgulho Nerd (ou Gueek)

Mascote Vai Lendo versão Darth Vader Star Wars
Mascote Vai Lendo versão Darth Vader Star Wars

A data nada mais é do que a estreia nos cinemas do primeiro filme da série Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança (25/05/1977). O fato foi celebrado na Espanha, pela primeira vez, em 2006, como o  “Dia del Orgullo Friki“. Tudo bem, você deve estar se perguntando por que um site de literatura também comemora a estreia de um filme. Bem, Star Wars já teve vários produtos derivados de suas sagas (como jogos, canecas, chaveiros, miniaturas), incluindo… LIVROS. E não é pouca coisa não, tá? Dê uma olhada nesta lista de publicações já lançadas relacionadas ao universo criado por George Lucas:

Lista de livros de Star Wars

Livro - Star Wars: A Trilogia - Special Edition
Livro – Star Wars: A Trilogia – Special Edition / Divulgação

Sem contar que todo nerd que se preza tem um conhecimento variado de cultura geek e gosta de literatura e quadrinhos.

Falando em leitura nerd, não podemos nos esquecer de que hoje também é o Dia da Toalha, um objeto cotidiano, mas que revela ter um potencial inexplorado na obra mais popular que a Enciclopédia Celestial do Lar, mais vendido que Mais Cinquenta e Três Coisas para se Fazer em Gravidade Zero e mais polêmico que a colossal trilogia filosófica de Oolonn Colluphid, Onde Deus ErrouMais Alguns Grandes Erros de Deus e Quem É Esse Tal de Deus Afinal?: O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Série "O Guia do Mochileiro das Galáxias" de Douglas Adams / Divulgação
Série “O Guia do Mochileiro das Galáxias” de Douglas Adams / Divulgação

25/05 – Dia da Toalha

Dia da Toalha / Fonte: http://www.bco.ie/
Dia da Toalha / Fonte: http://www.bco.ie/

A toalha é um dos objetos mais importantes para qualquer viajante interestelar. Como é retratado em O Guia do Mochileiro das Galáxias, ela tem inúmeras serventias como, por exemplo, ser utilizada como agasalho, como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth, para lutar (quando úmidas) em um combate corpo a corpo, para pedir ajuda em uma emergência, além de usá-la para enxugar-se com ela, se ainda estiver razoavelmente limpa, entre outras funcionalidades.

Saiba mais sobre a importância da toalha

Douglas Adams / Divulgação
Douglas Adams / Divulgação

A data foi escolhida para homenagear o autor da série, Douglas Adams, morto em 2001. Os fãs queriam arrumar um dia especial para tornar memorável a vida de Adams, mantendo o humor sarcástico, sua principal característica. A primeira vez que a data foi comemorada foi em 25 de maio de 2001, pelos membros da h2g2, uma comunidade virtual em homenagem ao livro. Posteriormente, discutiu-se alterar o dia para 42 dias após o falecimento do autor, devido a outro detalhe da saga. No entanto, o 25 de maio acabou vingando, então não teve como substituir.

Para celebrar o Dia da Toalha, fãs de todas as galáxias carregam consigo uma toalha, nesta data. Alguns colocam em volta do pescoço como uma capa, outros penduram na mochila e há ainda aqueles que a colocam sobre a cabeça. Não importa a maneira de usar e, sim, não esquecer este objeto sagrado.

Agora, como se não bastassem dois grandes eventos num só dia, também temos outra comemoração. Pois é, amigos, a vida é sempre assim: um dia de muitas festas, e outros, de nenhuma.

Glorioso 25 de maio

Fonte: terrypratchettbooks.com
Glorioso 25 de maio / Fonte: terrypratchettbooks.com

O 25 de maio também é uma data importante para fãs de outra série literária: Discworld, de Terry Pratchett. No livro Night Watch (sem título em português), lançado em 2002, o dia é mencionado como a data em que os sobreviventes da Revolução Gloriosa se reúnem para homenagear os mortos na batalha. Após a revolução, a monarquia de Discworld é substituída por uma república.

Para quem não conhece, Discworld nada mais é do que um planeta fantástico (plano) repleto de magia e sustentado nos ombros de quatro elefantes gigantescos (Grande T’phon, Tubul, Berilia e Jerakeen), que, por sua vez, estão sobre o casco de uma enorme tartaruga, a Grande A´Tuin.  Esse universo serviu de cenário para as mais de 30 obras de Pratchett, e o conceito utilizado na criação é baseado na mitologia hindu, na qual o mundo é apoiado em seres semelhantes, com uma nomenclatura diferente.

Discworld / Vetton
Discworld / Fonte: Vetton

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *