EspeciaisGeralNotícias

Dia do Orgulho Nerd 25/05 – Como surgiu a data?

25 maio, 2015 por

25 /05 – Dia do Orgulho Nerd (Gueek) e também, o Dia da Toalha

Atenção, jedis e mochileiros de todas as galáxias! Hoje é o dia de vestir a sua armadura, brindar com uma dinamite pangaláctica e comemorar. Afinal, hoje é Dia do Orgulho Nerd! Vamos celebrar os quadrinhos, os filmes de ficção científica, a literatura fantástica, os video-games e tudo mais desse universo no qual só a gente se encaixa.

Brinde com a Dinamite Pangalática - Imagem do filme 'O Guia do Mochileiro das Galáxias" baseado no livro de Douglas Adams

Brinde com a Dinamite Pangalática – Imagem do filme ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias”, baseado no livro de Douglas Adams

Ainda não se encontrou e não está entendendo o motivo de tanta festa? Não se preocupe, porque o Vai Lendo explica todos os motivos que tornaram este um dia tão emblemático para a cultura nerd. Afinal, são muitas coincidências (ou não).

25/05 – Dia do Orgulho Nerd (ou Gueek)

Mascote Vai Lendo versão Darth Vader Star Wars

Mascote Vai Lendo versão Darth Vader Star Wars

A data nada mais é do que a estreia nos cinemas do primeiro filme da série Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança (25/05/1977). O fato foi celebrado na Espanha, pela primeira vez, em 2006, como o  “Dia del Orgullo Friki“. Tudo bem, você deve estar se perguntando por que um site de literatura também comemora a estreia de um filme. Bem, Star Wars já teve vários produtos derivados de suas sagas (como jogos, canecas, chaveiros, miniaturas), incluindo… LIVROS. E não é pouca coisa não, tá? Dê uma olhada nesta lista de publicações já lançadas relacionadas ao universo criado por George Lucas:

Lista de livros de Star Wars

Livro - Star Wars: A Trilogia - Special Edition

Livro – Star Wars: A Trilogia – Special Edition / Divulgação

Sem contar que todo nerd que se preza tem um conhecimento variado de cultura geek e gosta de literatura e quadrinhos.

Falando em leitura nerd, não podemos nos esquecer de que hoje também é o Dia da Toalha, um objeto cotidiano, mas que revela ter um potencial inexplorado na obra mais popular que a Enciclopédia Celestial do Lar, mais vendido que Mais Cinquenta e Três Coisas para se Fazer em Gravidade Zero e mais polêmico que a colossal trilogia filosófica de Oolonn Colluphid, Onde Deus ErrouMais Alguns Grandes Erros de Deus e Quem É Esse Tal de Deus Afinal?: O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Série "O Guia do Mochileiro das Galáxias" de Douglas Adams / Divulgação

Série “O Guia do Mochileiro das Galáxias” de Douglas Adams / Divulgação

25/05 – Dia da Toalha

Dia da Toalha / Fonte: http://www.bco.ie/

Dia da Toalha / Fonte: http://www.bco.ie/

A toalha é um dos objetos mais importantes para qualquer viajante interestelar. Como é retratado em O Guia do Mochileiro das Galáxias, ela tem inúmeras serventias como, por exemplo, ser utilizada como agasalho, como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth, para lutar (quando úmidas) em um combate corpo a corpo, para pedir ajuda em uma emergência, além de usá-la para enxugar-se com ela, se ainda estiver razoavelmente limpa, entre outras funcionalidades.

Saiba mais sobre a importância da toalha

Douglas Adams / Divulgação

Douglas Adams / Divulgação

A data foi escolhida para homenagear o autor da série, Douglas Adams, morto em 2001. Os fãs queriam arrumar um dia especial para tornar memorável a vida de Adams, mantendo o humor sarcástico, sua principal característica. A primeira vez que a data foi comemorada foi em 25 de maio de 2001, pelos membros da h2g2, uma comunidade virtual em homenagem ao livro. Posteriormente, discutiu-se alterar o dia para 42 dias após o falecimento do autor, devido a outro detalhe da saga. No entanto, o 25 de maio acabou vingando, então não teve como substituir.

Para celebrar o Dia da Toalha, fãs de todas as galáxias carregam consigo uma toalha, nesta data. Alguns colocam em volta do pescoço como uma capa, outros penduram na mochila e há ainda aqueles que a colocam sobre a cabeça. Não importa a maneira de usar e, sim, não esquecer este objeto sagrado.

Agora, como se não bastassem dois grandes eventos num só dia, também temos outra comemoração. Pois é, amigos, a vida é sempre assim: um dia de muitas festas, e outros, de nenhuma.

Glorioso 25 de maio

Fonte: terrypratchettbooks.com

Glorioso 25 de maio / Fonte: terrypratchettbooks.com

O 25 de maio também é uma data importante para fãs de outra série literária: Discworld, de Terry Pratchett. No livro Night Watch (sem título em português), lançado em 2002, o dia é mencionado como a data em que os sobreviventes da Revolução Gloriosa se reúnem para homenagear os mortos na batalha. Após a revolução, a monarquia de Discworld é substituída por uma república.

Para quem não conhece, Discworld nada mais é do que um planeta fantástico (plano) repleto de magia e sustentado nos ombros de quatro elefantes gigantescos (Grande T’phon, Tubul, Berilia e Jerakeen), que, por sua vez, estão sobre o casco de uma enorme tartaruga, a Grande A´Tuin.  Esse universo serviu de cenário para as mais de 30 obras de Pratchett, e o conceito utilizado na criação é baseado na mitologia hindu, na qual o mundo é apoiado em seres semelhantes, com uma nomenclatura diferente.

Discworld / Vetton

Discworld / Fonte: Vetton

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • […] aventurar na Terra-Média? Vocês já devem imaginar de quem estamos falando. E, neste 25 de maio, Dia do Orgulho Nerd, decidimos homenagear aquele que se tornou um ícone não apenas para estes leitores, esta cultura, […]