Geral,  Listas

A Lista do Vai Lendo de livros interativos

Uns dizem que é terapia; outros veem apenas como uma diversão. Alguns podem até achar bobeira, brincadeira de criança. E tem gente que compra só de curiosidade. Não importa o motivo, nem como você irá aproveitá-lo. A verdade é que os livros interativos chegaram com força total, fazendo a cabeça de milhares de leitores, estimulando a criatividade e despertando talentos e habilidades manuais desconhecidas ou há muito esquecidas. Antes tido como um tipo de leitura infantil, títulos como Jardim Secreto e Destrua Este Diário, por exemplo, afastaram o preconceito e permitiram aos leitores de todas as idades desfrutarem de sensações e prazeres que essas obras inspiradoras nos oferecem. Nós, do Vai Lendo, já entramos nessa onda e preparamos uma lista com alguns desses exemplares. Escolha o seu preferido e divirta-se!

1) Jardim Secreto e Floresta Encantada – Johanna Basford (Editora Sextante)

Divulgação
‘Jardim Secreto – Livro de Colorir e Caça ao Tesouro Antiestresse’ de Johanna Basford/ Divulgação

Bem-vindo ao meu mundo secreto! Faça um passeio por estes lindos jardins e se aventure em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida. Divirta-se procurando as diversas criaturas escondidas nestas páginas.

Complete os espaços em branco, escolha suas cores preferidas, faça seus próprios esboços e crie um universo deslumbrante onde não há lugar para o estresse. ‘Jardim Secreto’ é um livro para todas as idades, que nos permite esquecer as adversidades do dia a dia através dos desenhos e que busca trazer à tona o artista que existe em cada um de nós.

"Floresta Encantada - Livro de Colorir e Caça ao Tesouro Antiestresse" / Divulgação
‘Floresta Encantada – Livro de Colorir e Caça ao Tesouro Antiestresse’ de Johanna Basford  / Divulgação

Neste livro, Johanna Basford convida o leitor a embarcar numa viagem ao coração de uma floresta encantada.

Enquanto colore os desenhos de flores, casas na árvore, animais e objetos mágicos, seu desafio é encontrar os nove símbolos especiais ocultos ao longo destas páginas. Eles destravam o portão do castelo, revelando seus mistérios. O que será que ele guarda?

Traga à tona o artista que existe em você e divirta-se em uma jornada através desse universo deslumbrante.

Mais informações: O segredo do ‘Jardim Secreto’, de Johanna Basford e Floresta Encantada: mais desenhos para colorir

2) Destrua Este Diário e Termine Este Livro – Keri Smith (Editora Intrínseca)

 

Novas capas de "Destrua Este Diário"/Divulgação/Intrínseca
Novas capas de ‘Destrua Este Diário’ de Keri Smith /Divulgação

Um diário costuma servir para anotar ideias, memórias ou registros do cotidiano. Keri Smith, ilustradora e artista canadense, inventou um tipo diferente de diário, que exige do usuário uma interação mais lúdica e inusitada. Com a proposta de estimular a criatividade e questionar convenções sobre a forma como lidamos com os objetos, ‘Destrua este diário’ nos convida a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e, até mesmo, levar o livro para o banho. A ideia surgiu quando Smith começou a refletir sobre o início da sua carreira como artista e percebeu que o perfeccionismo tão exaltado na nossa cultura era um grande empecilho do processo criativo.

A experiência fez com que ela entendesse que é preciso esculhambar a monotonia e o lugar-comum para que o novo possa nascer.

Com o sucesso da primeira edição brasileira, ‘Destrua este diário’ volta com duas novas capas, aumentando ainda mais as possibilidades destrutivas para o leitor.

'Termine este livro' de / Divulgação
‘Termine este livro’ de Keri Smith / Divulgação

Keri Smith, autora de ‘Destrua este diário’, estava passeando por um parque quando encontrou um livro de conteúdo profundamente misterioso. As páginas, soltas e embaralhadas pelo vento, pareciam incompletas, e a capa, quase ilegível, exibia as palavras ‘Manual de instruções’. Diante desse material curioso, ela decidiu transferir para outra pessoa o desafio de decifrar o que há por trás dessa história estranha. E é você, leitor, quem tem a missão de completar o conteúdo da obra desconhecida. Mas não se preocupe: Smith jamais o deixaria desamparado. Antes de revelar os segredos desse estranho manual, você precisa passar por um treinamento intensivo nas artes da espionagem e da investigação. Aprenda a decodificar mensagens criptografadas, reconhecer padrões ocultos no ambiente e usar a criatividade para dar a objetos comuns utilidades extraordinárias. Mais que um meio de estimular a imaginação, ‘Termine Este Livro’ é uma reflexão delicada sobre a interação entre o leitor e a obra e como os livros se entrelaçam com nossas vidas.

Mais informaçõesIntrínseca lança ‘Termine Este Livro’

3) 1 Página de Cada Vez – Adam J. Kurtz (Editora Paralela)

'1 página de cada vez' de / Divulgação
‘1 página de cada vez’ de Adam J. Kurtz / Divulgação

Leitores de ‘Destrua este Diário’ irão adorar este livro. ‘Pense em alguma coisa que deixa você inseguro e escreva o que é em letras enormes. Use o espaço todo! Olhe bem para o que você escreveu. Agora vire a página.’ No seu primeiro livro, o artista gráfico americano Adam J. Kurtz usa provocações divertidas como esta para fazer o leitor refletir sobre sua vida, ao mesmo tempo em que testa a própria criatividade. Como o título diz, cada página traz uma brincadeira diferente. Pode ser uma pergunta, uma sugestão de desenho ou um pedido para que você crie uma lista de músicas para seu amor verdadeiro ou das melhores fatias de pizza que comeu na vida. O autor também pede para o leitor colar objetos inusitados nas páginas do livro e compartilhar nas redes sociais algumas das anotações feitas nele. Uma maneira espirituosa e lúdica de buscar o autoconhecimento.

4) O Jogo das Perguntas – Gregory Stock Ph.D. (Editora Sextante)

'O Jogo das Perguntas' / Divulgação
‘O Jogo das Perguntas’ de Gregory Stock Ph.D. / Divulgação

Com mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos, ‘O jogo das perguntas’ se tornou um fenômeno ao levar os leitores a refletir sobre seus princípios e valores. Abordando diversos assuntos – como amor, dinheiro, sexo, ética e tecnologia –, este livro estimula o crescimento pessoal, ajuda a aprofundar seus relacionamentos e é um ótimo passatempo para quando você estiver sozinho no carro ou num jantar com seus amigos e familiares. Nas 291 questões polêmicas que encontrará aqui, você será convidado a explorar o mais fascinante dos temas: você mesmo e a maneira como lida com a vida. Você reescreveria a redação de seu filho no vestibular, se isso garantisse a ele uma vaga na melhor universidade? Estaria disposto a abrir mão de sexo durante um ano, se isso lhe garantisse paz interior? Pergunte. Reflita. Debata. Sem oferecer uma resposta sequer, este livro vai desafiar suas crenças e, quem sabe, mudar a maneira como você enxerga o mundo e as pessoas à sua volta.

Mais informações: ‘O Jogo das Perguntas’ : vai encarar?

5) Caderno de Rabiscos para Adultos que Querem Chutar o Balde – Claire Fay (Editora Intrínseca)

'Caderno de Rabiscos para Adultos que Querem Chutar o Balde' de Claire Fay / Divulgação
‘Caderno de Rabiscos para Adultos que Querem Chutar o Balde’ de Claire Fay / Divulgação

Na obra ‘Caderno de rabiscos para adultos que querem chutar o balde’ a autora faz sátiras e fala sobre o ambiente profissional, o tédio, as rotinas e as intrigas do mundo corporativo – com desenhos e passatempos, de críticas e ironias sobre a família, os amigos e as obrigações sociais, inclusive, aquelas das 9h às 18h.

6) The Pointless Book – Um Livro Sem Noção – Alfie Deyes (Editora Verus)

'The pointless book: Um livro sem noção' / Divulgação
‘The pointless book: Um livro sem noção’ de Alfie Deyes / Divulgação

Este é um livro sem noção, cheio de diversão e desafios: assar um bolo na caneca, criar uma cápsula do tempo, fazer desenhos insanos, escrever um diário sobre uma semana da sua vida, aprender origami etc. Totalmente ilustrado e com uma série de jogos, atividades e brincadeiras, Alfie desafia você a completar seu diário e a não fazer praticamente nada com orgulho.

O grande diferencial do livro é o aplicativo que o acompanha. Algumas páginas possuem um QR Code, onde o leitor, utilizando o aplicativo, passa o celular e tem acesso a conteúdos exclusivos. Entre eles, é possível encontrar desenhos feitos por Alfie, além de vídeos do YouTube, alguns, inclusive, com a presença de Zoe Sugg (Zoella), autora de ‘Garota Online’.

Mais informações‘The pointless book: Um livro sem noção’

7) Q&A a Day – Potter Style (Editora Random House) – Versão em inglês

Q&A a day
‘Q&A a day’ dePotter Style / Divulgação

‘Q&A’ é uma abreviação para ‘Question and Answer’ que, em português, seria ‘Pergunta e Resposta’. O livro propõe mostrar ao leitor o que se passa na nossa cabeça todos os dias, por cinco anos. O leitor pode ir direto para a data, responder à pergunta no topo da página e quando, terminar o livro, começar tudo novamente.

8) Listografia – Lisa Nola e Nathaniel Russell (Editora Intrínseca)

'Listografia' de Lisa Nola e Nathaniel Russell / Divulgação
‘Listografia’ de Lisa Nola e Nathaniel Russell / Divulgação

O livro definitivo para todas as listas da sua vida! Nostalgia. Essa foi a inspiração de Lisa Nola para inventar um tipo inusitado de autobiografia. Quais foram os melhores presentes que você já recebeu? Os lugares mais estranhos onde já fez sexo? As coisas que mais irritam você? Seus momentos mais embaraçosos? Os lugares que adoraria conhecer?

Neste livro, o leitor vai rememorar episódios engraçados da própria vida, filmes e livros interessantes, pessoas que conheceu e muito mais. Com diversas perguntas bem-humoradas e ilustrações bastante divertidas, ‘Listografia’ o incentivará a colocar no papel pedaços de sua história pessoal. Ao final, Lisa convida o leitor a soltar sua imaginação e inventar suas próprias listas personalizadas.

Esta é, acima de tudo, uma reflexão leve e sensível sobre os nossos interesses, nossa memória e nossos sonhos, e as páginas preenchidas podem servir de lembrança para os momentos de nostalgia ou revelar características intrigantes e inusitadas do seu dono. Com proposta semelhante a sucessos como ‘Destrua este diário’ e ‘Termine este livro’, ‘Listografia’ é completamente interativo, convidando o leitor a intervir na obra e criar suas próprias listas.

A obra traz inúmeras ilustrações divertidíssimas de Nathaniel Russell, incentivando o leitor a desenhar também suas criações.

9) Rabiscos – Um Livro para Pintar e Desenhar – Taro Gomi (Editora Cosac Naify)

'Rabiscos - Um Livro para Pintar e Desenhar'  de Taro Gomi / Divulgação
‘Rabiscos – Um Livro para Pintar e Desenhar’ de Taro Gomi / Divulgação

Com mais de sessenta reimpressões, 3,5 milhões de cópias vendidas pelo mundo e tradução para dezessete idiomas, chega às livrarias do país ‘Rabiscos’, do consagrado autor japonês Taro Gomi, uma das obras mais importantes da literatura infantil contemporânea – e uma novidade do gênero no Brasil. Muito mais do que um caderno para colorir, este livro gigante é um convite à criação e à brincadeira: são 250 páginas e muitas horas de divertimento para a criança fazer arte. ‘Rabiscos’ é construído a partir da imaginação de cada um – os tons e os traços surgem do leitor, que pode inventar sua própria história, de forma lúdica e descontraída. O papel resistente foi cuidadosamente pensado para atender às mais diversas técnicas. Ideal para crianças que se interessam por arte, mas têm dificuldade de decidir por onde começar. Um livro estimulante também para pais e professores. Fundamental nas escolas de Educação Infantil.

10) O Livro do Bem – Coisas Para Você Fazer e Deixar o Seu Dia Mais Feliz Por Indiretas do Bem – Ariane Freitas e Jessica Grecco (Editora Gutemberg)

'O Livro do Bem - Coisas Para Você Fazer e Deixar o Seu Dia Mais Feliz Por Indiretas do Bem' de Ariane Freitas e Jessica Grecco / Divulgação
‘O Livro do Bem – Coisas Para Você Fazer e Deixar o Seu Dia Mais Feliz Por Indiretas do Bem’ de Ariane Freitas e Jessica Grecco / Divulgação

Este é um livro diferente, porque é sobre alguém muito especial: você. É um espaço para você fazer coisas que vão colocar um sorriso no seu rosto e deixar a sua vida mais alegre e feliz. São pequenas e grandes atitudes que vão lembrar você que tudo sempre pode ser melhor e mais divertido, se a gente der uma chance, e que cada segundo da vida vale a pena, até quando a gente tende a não acreditar muito.

Este é um livro sobre amor, felicidade e alegria de viver. Mas ele só vai acontecer completamente, se você topar embarcar nessa loucura fazendo-o seu de verdade. Cada minuto que você dedicar a estas páginas farão com que este livro se torne mais completo e mais seu. Então vem! E fica aqui um convite: fotografe e publique tudo o que você fizer no seu ‘Livro do Bem’ nas redes sociais com a tag #livrodobem. Porque o que é do BEM merece ser compartilhado!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *