Resenhas

A Forma da Sombra, de Fernando de Abreu Barreto | Resenha

‘A Forma da Sombra’: pronto para encarar?

Está preparado para sair da zona de conforto? Então embarque pelos sombrios túneis do metrô e desvende a busca da verdadeira essência de um inquietante personagem. Uma dica: ele não é humano. Um conselho: você não vai gostar de cruzar com ele saindo da escuridão. Mas, calma. Não precisa se apavorar, pelo menos logo de cara. Afinal, a história é conduzida pelos olhos do caçador. Ele não te fará mal algum. Na realidade, fará você pensar. Refletir sobre a natureza, os seres humanos. Interessante, não? Só que aí é que está a parte mais aterrorizante da obra: quando chega o momento em que o leitor se identifica e compreende sentimentos que sempre desprezou. Pronto, pode se assustar agora!

Mais do que contar uma história, o livro A Forma da Sombra, de Fernando de Abreu Barreto, é uma daquelas obras que se propõem a intrigar o leitor, fazendo-o mergulhar na mente e nos questionamentos do narrador/personagem. A rotina de trabalho, idas à boate e a investigação policial são meros acessórios frente a busca conjunta, entre leitor e personagem, pela definição do misterioso ser que narra a trama. Um fio condutor que incitará a vontade incontrolável de ler a próxima página. No entanto, não pense que a jornada será tranquila. As atitudes e reflexões do personagem estão longe de serem facilmente digeridas pelo público. Tudo incomoda.

Além dos personagens (que não têm nomes) e da trama (que não é tão clara nas primeiras páginas), a estrutura do livro é outro ponto que, a princípio, apresenta certo desconforto, afinal, foge do habitual. Não há uma definição de parágrafos, e os capítulos são divididos em pequenos trechos, um após o outro, sem uma separação tradicional numerada (ou especificada). No começo, é difícil entender como a narrativa será configurada, mas, quando se descobre a real intenção desta incômoda formatação, a sua utilização se apresenta como uma boa escolha, agilizando a leitura e aprisionando o público na mente deste sujeito que, através de indagações e constatações, busca insaciavelmente formar uma definição para a sua existência. É aí que se inicia um conflito psicológico livre de amarras culturais e morais, que é o grande barato da publicação.

A Forma da Sombra é o primeiro romance do escritor carioca Fernando de Abreu Barreto. Com uma narrativa simples e direta, o autor consegue desenvolver uma trama de questionamentos, a partir do referencial de um sujeito complexo – fora dos padrões tidos como “normais” -, sem cair na monotonia típica de títulos mais reflexivos. Pelo contrário, ele foi muito feliz ao combinar os dilemas existenciais de um indivíduo com sequências de suspense e mistério. A construção do protagonista é outro ponto de mérito da obra, por fazer com que o leitor tenha um apreço perturbador pelo personagem, questionando a si mesmo.

Se você gosta de Suspense/Terror, não tenha dúvidas, vai devorar as páginas do livro.

A Forma da Sombra
‘A Forma da Sombra’ / Divulgação

 

Se interessou? A Editora Caligo liberou um trecho do A Forma da Sombra. Vale a pena conferir!
Saiba onde comprar:
Livraria Travessa

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *