Blog

Box incompleto? Na minha estante, não!

Vez ou outra, surge nas livrarias novas coleções das séries de grande sucesso. Alguns apresentam uma edição mais luxuosa, outros chegam em um box mais econômico. Se o leitor não possui um volume específico, ou deseja adquirir todos os exemplares, esta passa a ser uma ótima oportunidade. Nestes lançamentos há casos também de leitores que já possuem a coleção completa e, por ser muito fã da série, faz questão de adquirir o produto, digamos, repaginado (geralmente com o design mais arrojado). Ainda que o conteúdo seja o mesmo, as pessoas têm o direito de escolher como gastar o seu dinheiro, assim como as editoras também podem “requentar” um produto para faturar mais. Business is business!

O problema é lançar uma coleção de uma série ainda inacabada. Quer dizer, só é um problema para aqueles que, como eu, preferem (ou têm TOC rs) manter todos os exemplares no mesmo padrão. Aí, definitivamente, meu caro leitor, você se vê numa sinuca de bico. Afinal, dificilmente o novo título será nos padrões específicos do box que você já comprou. Na maioria dos casos, as editoras lançam o novo livro no padrão tradicional e, se bobear, ainda o incluem numa outra coleção e design ($$). Elas são incapazes de produzir, mesmo em pequena escala, alguns exemplares no mesmo estilo do box original. Será que é pedir muito (deve ser!)?

Atualmente, pelo menos, duas coleções esbarram neste problema: Diário de um Banana e As Crônicas de Gelo e Fogo. Na série infantojuvenil, os exemplares originais chegaram ao Brasil com capa dura, mas, nos boxes, (já foram lançados dois, um com os primeiros seis volumes e outro, mais recente, com sete) temos o livro com capa e papel mais simples e consequentemente mais barato. Neste mês, saiu o nono volume da série, Caindo na Estrada,  porém, ao que tudo indica, não será lançada uma versão mais simples da obra. Ou seja, em breve, provavelmente, vamos nos deparar com outro box.

Diário de um Banana - Box Vermelho (6 volumes) Box Amarelo (7 volumes)
Diário de um Banana – Box Vermelho (6 volumes) e Box Amarelo (7 volumes)

Já a saga fantástica de George R. R. Martin é a campeã das capas bem elaboradas, em versões luxo e pocket. Mas, como o sexto livro, The Winds of Winter (ainda sem título em português), está difícil de sair, fica complicado saber se a editora irá adaptar ou não o design (será? Vamos aguardar…). Neste caso, só espero que ela respeite um pouco o público, caso contrário, sinto pelos fãs que provavelmente terão que gastar ainda mais (o box luxo chega a custar mais de R$ 700,00).

As Crônicas de Gelo e Fogo - Versão Luxo / Divulgação
As Crônicas de Gelo e Fogo – Versão Luxo / Divulgação
As Crônicas de Gelo e Fogo - Versão Pocket / Divulgação
As Crônicas de Gelo e Fogo – Versão Pocket / Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enfim, se você gosta de tudo padronizado na sua estante, o melhor a fazer é se conter (sei que é difícil, força!) e esperar a coleção terminar. O problema é que, em alguns casos, fica difícil saber se o último volume será, de fato, o último volume.

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *