Entrevistas

Vai Lendo entrevista: Sidney Rezende

Sidney Rezende, jornalista e autor do livro 'Ah, se eu fosse presidente...'/Divulgação
Sidney Rezende, jornalista e autor do livro ‘Ah, se eu fosse presidente…’/Divulgação

Em um momento político atribulado, como o que estamos passando agora, o que você faria se fosse presidente do Brasil? Quais seriam as suas propostas e expectativas frente a possibilidade de liderar a nação? Já acostumado a exercer a função de técnico de futebol, seja da seleção ou do seu próprio time, o brasileiro não se intimida ao emitir também opiniões e distribuir conselhos sobre a forma de dirigir o país. Pensando nisso, o jornalista Sidney Rezende, diretor do portal de notícias SRZD e autor de Deve Ser Bom Ser Você, título que aborda a questão do sucesso, reuniu em seu novo livro, Ah, se eu fosse presidente…, publicado pela Editora Alta Books, depoimentos de brasileiros de todos os cantos – anônimos e celebridades – com soluções para melhorar os problemas da nação. Lançada em março, a obra já vendeu cerca de mil exemplares, que trazem ideias criativas e, até mesmo, divertidas de cantores, atores, autores, médicos, jornalistas, religiosos e cientistas, caso ocupassem o mais alto cargo político do Brasil.

“Este é um livro leve e descompromissado, mas que, realmente, chega numa hora em que os brasileiros discutem o futuro da nação”, declarou Sidney Rezende ao Vai Lendo. “Vários depoimentos reunidos na obra nos ajudam a refletir melhor sobre a nossa atual situação. Estamos exercendo a democracia, e isso é muito bom. Espero que os meios de comunicação entendam as mensagens vindas da população”.

O jornalista destacou ainda a variedade dos depoimentos reunidos, cujos temas principais eram as áreas de educação, saúde e a reforma política. Rezende afirmou ainda não concordar com todas as opiniões expressadas em seu livro, mas aprecia a possibilidade de mostrar algo que transmita o nosso pluralismo. Na obra, os depoimentos estão dispostos por assuntos dominantes de cada entrevistado, dando ao leito a possibilidade de exercer a leitura de maneira que lhe for mais interessante, seja por assuntos específicos, por participantes ou inteiro.

'Ah, se eu fosse presidente...'/Divulgação
‘Ah, se eu fosse presidente…’/Divulgação

O autor também não se esquivou ao ser perguntado sobre os principais desafios a serem enfrentados pelo atual governo: “primeiro, ajustar a economia, devolver a confiança aos brasileiros e, em seguida, fazer as reformas obrigatórias, que seriam política, tributária e de costumes no trato da coisa pública. Depois, investir do que se puder em educação. Essa é a prioridade máxima”. E o que o próprio Sidney Rezende faria se fosse presidente do Brasil?

“Faria tudo, dia e noite, para inspirar a nação”, garantiu ele. “Precisamos devolver a esperança no possível, no melhor e no que é certo de se fazer. Atualmente, o egoísmo e incompetência imperam”.

 

Jornalista de coração. Leitora por vocação. Completamente apaixonada pelo universo dos livros, adoraria ser amiga da Jane Austen, desvendar símbolos com Robert Langdon, estudar em Hogwarts (e ser da Grifinória, é claro), ouvir histórias contadas pelo próprio Sidney Sheldon, conhecer Avalon e Camelot e experimentar a magia ao lado de Marion Zimmer Bradley, mas conheceu Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira e não poderia ser mais realizada "literariamente". Ainda terá uma biblioteca em casa, tipo aquela de "A Bela e a Fera".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *