Geral,  Listas

1001 coisas para fazer antes de morrer

Durante toda a nossa vida, fazemos milhares de planos e traçamos várias metas de realizações pessoais. E nada melhor do que ter uma ajuda para alcançar, se não todos, mas uma boa parte desses objetivos. Para quem gosta de guias e listas, o 1001 Before You Die é uma série de 28 guias que cobrem diversas áreas da cultura popular, como filmes, músicas, videogame e comidas, catalogando os 1001 itens considerados os mais relevantes. Os livros são um verdadeiro sucesso e já foram traduzidos em 30 idiomas. Aqui no Brasil, a editora Sextante publicou alguns títulos que mostraremos a seguir:

Vale lembrar também que alguns desses títulos já receberam atualizações. 😉

1 – 1001 Videogames Para Jogar Antes de Morrer (Tony Mott, editora Sextante)

1001-videogames-jogar-antes-de-morrer
1001 Videogames Para Jogar Antes de Morrer / Divulgação

 1001 Videogames Para Jogar Antes de Morrer é o primeiro e mais completo guia já publicado dos melhores jogos. Organizado cronologicamente e com games para diversas plataformas (PC, Xbox, PlayStation, etc.), este livro apresenta antigos clássicos e novos favoritos, games que rapidamente se consagraram junto aos usuários e à crítica especializada. Cada resenha traz detalhes sobre a data original de lançamento e as plataformas em que o game está disponível. Textos informativos escritos por uma equipe internacional de jornalistas, designers e críticos do setor explicam o funcionamento de cada jogo e suas qualidades gráficas, além da contribuição para seus respectivos gêneros.

2 – 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer (Steven Jay Schneider, editora Sextante)

1001 Filmes Para Ver Antes De Morrer / Divulgação
1001 Filmes Para Ver Antes De Morrer / Divulgação

Esta edição revisada e atualizada comemora 10 anos do lançamento deste livro, com um design diferenciado, dezenas de filmes que haviam ficado de fora das versões anteriores e novas informações sobre cada obra. Traduzido para mais de 30 idiomas, 1001 Filmes para Ver Antes de Morrer inclui obras de vários países e revela o melhor do cinema de todos os tempos. Ilustrado com cartazes, cenas de filmes e fotos de atores, traz lado a lado as obras mais significativas de todos os gêneros da sétima arte – de ação a vanguarda, passando por animação, comédia, aventura, documentário, musical, romance, drama, suspense, terror, curta-metragem e ficção científica. Escrito por mais de 50 críticos especializados, este guia imperdível pode ser usado tanto para aprofundar seus conhecimentos sobre um filme específico como para escolher o que assistir hoje à noite.

3 – 1001 Músicas Para Ouvir Antes de Morrer (Tony Visconti, editora Sextante)

1001 Músicas Para Ouvir Antes de Morrer /Divulgação
1001 Músicas Para Ouvir Antes de Morrer /Divulgação

Jazz, funk, blues, pop, rock, disco, R&B, heavy metal, bossa nova, hip-hop e soul convivem harmonicamente neste completo e apaixonante guia que reúne algumas das melhores músicas de todos os tempos. Escrito por um time de especialistas, este livro apresenta a história das canções, sua ficha técnica completa e resenhas que explicam por que elas devem ser apreciadas. Dos Beatles a Beyoncé, de Bob Dylan a Kurt Cobain, de Joni Mitchell a Amy Winehouse, você vai encontrar as obras-primas que compõem – ou merecem compor – a trilha sonora da sua vida.

4 – 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer (Robert Dimery, editora Sextante)

305-591894-0-5-1001-discos-para-ouvir-antes-de-morrer
1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer / Divulgação

1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer é uma verdadeira bíblia da música, a coleção definitiva dos melhores álbuns dos últimos 60 anos, abrangendo desde as origens do rock ‘n’ roll até as inovações tecnológicas e eletrônicas que invadiram o cenário musical nos anos 2000. Escrito por 90 críticos e jornalistas internacionalmente reconhecidos, esta edição atualizada traz mias de 900 imagens de álbuns, bandas e artistas. Do jazz ao punk, do hip-hop ao blues, passando pelos mais diversos estilos, este guia, repleto de curiosidades e fatos históricos, é um artigo de primeira necessidade para os aficionados por música.

5 – 1001 Vinhos Para Beber Antes de Morrer (Neil Beckett, editora Sextante)

1001 vinhos para beber antes de morrer / Divulgação
1001 Vinhos para Beber Antes de Morrer / Divulgação

Entre os milhares de grandes vinhos disponíveis no mercado, quais eu deveria experimentar pelo menos um vez na vida? Este livro é a garantia de que você irá encontrar uma ótima resposta para essa e outras perguntas. Reunindo 1001 resenhas sobre os mais notáveis vinhos produzidos em todas as regiões do mundo, ele leva você além da descrição das sensações da degustação e apresenta a história e as curiosidades escondidas por trás dos rótulos.

6 – 1001 Cervejas para Beber Antes de Morrer (Adrian Tierney-Jones, editora Sextante)

1001 cervejas para beber antes de morrer / Divulgação
1001 Cervejas para Beber Antes de Morrer / Divulgação

Há um mundo novo a ser descoberto a respeito da bebida mais popular do Brasil. Você vai se surpreender com a variedade de sabores, texturas, cores e ingredientes que vão muito além das cervejas que costumamos encontrar nos bares e restaurantes do país. Escrito por uma equipe de 40 especialistas, 1001 cervejas para beber antes de morrer é um guia indispensável para quem quer sair da rotina e experimentar as inimagináveis possibilidades que essa bebida oferece. Em 1001 resenhas curtas, você vai encontrar informações sobre o aroma e o paladar de cada cerveja, explicações sobre o processo de produção, a temperatura ideal em que deve ser servida e notas de degustação que irão ajudá-lo a escolher o estilo mais adequado para cada ocasião. Ilustrado com mais de 800 imagens de garrafas, rótulos, pôsteres e cervejarias, este livro apresenta as cervejas em todo o seu esplendor – das artesanais às mais tradicionais, das gastronômicas às mais populares.

7 – 1001 Comidas para Provar Antes de Morrer (Frances Case, editora Sextante)

1001 Comidas Para Provar Antes de Morrer / Divulgação
1001 Comidas Para Provar Antes de Morrer / Divulgação

1001 Comidas para Provar Antes de Morrer apresenta os mais deliciosos, extravagantes, populares e irresistíveis sabores encontrados na culinária de todo o mundo. Com a colaboração de outros 53 especialistas, Frances Case selecionou 1001 alimentos notáveis por seu sabor, aroma ou textura e os reuniu neste guia gastronômico de dar água na boca. Ilustrado com belas fotografias, este livro traz descrições detalhadas de cada alimento, indicando seu local de origem, sua história, as características que o tornam especial e a melhor forma de prepará-lo para que seja apreciado com toda a reverência que merece.

8 – 1001 Carros para Dirigir Antes de Morrer (Simon Heptinstall, editora Sextante)

1001 Carros para Dirigir Antes de Morrer / Divulgação
1001 Carros para Dirigir Antes de Morrer / Divulgação

Escrito por uma equipe de especialistas, este livro traz centenas de fotografias coloridas e informações técnicas detalhadas para que você conheça a fundo cada um dos automóveis selecionados. Ao longo de 1001 resenhas curtas e objetivas, você vai acompanhar o desenvolvimento da indústria automobilística e conhecer a história por trás das marcas famosas. “1001 Carros Para Dirigir Antes de Morrer” inclui automóveis produzidos em mais de trinta países e traz modelos movidos a gasolina, diesel, vapor, eletricidade, hidrogênio e até aqueles com motores a jato. Do Papamóvel ao Batmóvel, passando pelo Cadillac Miller-Meteor dos Caça-fantasmas e pelo De Lorean, do filme De volta para o futuro, você encontrará marcas consagradas, que venderam milhões de unidades, e também criações únicas, como o V8 Avant da Audi.

9 – 1001 Livros para Ler Antes de Morrer (Peter Boxall, editora Sextante)

1001 Livros para Ler Antes de Morrer / Divulgação
1001 Livros para Ler Antes de Morrer / Divulgação

“Um país se faz com homens e livros”, declarou Monteiro Lobato. De fato, a literatura tem a incrível capacidade de moldar as pessoas e seus atos. Diversos autores consagrados, entre eles Charles Dickens, descobriram sua vocação ao serem seduzidos por uma obra de ficção. Mas é claro que não é preciso ser um grande escritor para sofrer a influência dos livros. Afinal, quem nunca se encantou com uma boa história? Em 1001 Livros para Ler Antes de Morrer, você encontrará apresentados por escritores, críticos e jornalistas de todo o mundo obras, autores e personagens que povoaram a imaginação de milhares de pessoas e que, ainda hoje, estão vivos em suas memórias.

10 – 1001 Dias que Abalaram o Mundo (Peter Furtado, editora Sextante)

1001 Dias que Abalaram o Mundo / Divulgação
1001 Dias que Abalaram o Mundo / Divulgação

Do Big Bang à recente eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos – passando por catástrofes naturais, descobertas científicas, escândalos políticos, conquistas sociais, revoluções, guerra e movimentos culturais -, 1001 dias que abalaram o mundo conta a história da humanidade através de 1001 momentos-chave causados pelas mãos do homem ou pela ação implacável da natureza.Organizado pelo historiador Peter Furtado e escrito por um time internacional de historiadores, jornalistas e cientistas, este livro é indispensável para qualquer pessoa que queira conhecer e compreender melhor o mundo em que vivemos.

11 – 1001 Invenções que Mudaram o Mundo (Jack Challoner, editora Sextante)

1001 Invenções que Mudaram o Mundo / Divulgação
1001 Invenções que Mudaram o Mundo / Divulgação

Em 1001 Invenções que Mudaram o Mundo, você vai descobrir detalhes curiosos sobre algumas das mais importantes invenções de todos os tempos, desde aquelas que ajudaram o homem a evoluir até as que simplesmente tornaram a vida mais prática. Da roda ao MP3, das ferramentas de pedra ao avião, este livro explora a história por trás de cada invento e traça o caminho desde sua concepção até os mais recentes aprimoramentos. Escrito por uma equipe de historiadores, cientistas, designers e antropólogos, este guia vai agradar tanto às pessoas que desejam aprender sobre o desenvolvimento da ciência e da tecnologia quanto aos curiosos que adoram saber detalhes divertidos sobre o mundo que os cerca.

12 – 1001 Ideias que Mudaram nossa Forma de Pensar (Robert Arp, editora Sextante)

1001 Ideias que Mudaram nossa Forma de Pensar / Divulgação
1001 Ideias que Mudaram nossa Forma de Pensar / Divulgação

Este é um compêndio das mais importantes, criativas, curiosas e transformadoras ideias que os seres humanos tiveram desde que saíram das cavernas e adquiriram a capacidade de pensar. Da sabedoria clássica de Confúcio aos mais sagazes pensadores da atualidade, este livro traz conhecimento e diversão suficientes para fascinar qualquer pessoa que tenha uma mente curiosa. Ao longo destas páginas você vai encontrar respostas para algumas das principais perguntas já feitas pelo homem: como o universo surgiu e qual é o nosso lugar nele? Como criar uma sociedade justa? É possível haver vida em outros planetas?1001 ideias que mudaram nossa forma de pensar também inclui uma série de teorias notáveis por sua estranheza – como a existência de portais para mundos paralelos e o problema gerado pelas viagens no tempo (o que aconteceria se você voltasse ao passado e matasse o seu avô?). Aqui você vai descobrir como o filósofo grego Zenão “prova” que o movimento não existe, de que forma o bater das asas de uma borboleta pode desencadear um tufão e como um homem é capaz de revolucionar o sistema social sem levantar uma única arma. Com centenas de fotografias, ilustrações e citações, este livro é um rico material de pesquisas, um ótimo guia de cultura geral e, acima de tudo, uma maravilhosa fonte de entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *