Resenhas

Extraordinário + O Capítulo do Julian, de R.J.Palacio | Resenha

Simplesmente ‘Extraordinário’

 

'Extraordinário' /Divulgação
‘Extraordinário’ de R.J. Palacio /Divulgação

Mal comecei a ler Extraordinário e já me tornei fã (o que é difícil, logo de cara) de Auggie, dos outros personagens da trama, da própria narrativa e de todo aquele universo. O fato que me encanta na obra de R.J.Palacio é que o livro retrata de forma sutil e crível o conflito de August Pullman, um garoto com uma deformidade no rosto, ao entrar para a escola. Além de personagens bem construídos e de um protagonista cativante, um dos grandes trunfos explorados pela autora é mostrar as diversas perspectivas daqueles que convivem com o menino. Afinal, como o próprio livro explica, não é fácil lidar com as diferenças.

A dificuldade em se relacionar com o outro é algo que atinge a todos nós, por isso, recomendo a leitura e, inclusive, já presenteei vários amigos com um exemplar. Neste sentido, acredito que o livro extrapola o gênero infanto-juvenil, pois discute o papel da escola e, principalmente, dos pais na formação de uma criança. Educar não é uma tarefa fácil, mas é fundamental para conseguirmos viver numa sociedade mais harmoniosa, respeitando o próximo. “Sejam gentis!” é o ensinamento básico da narrativa.

Apesar de mostrar os pontos de vista de Auggie, de sua irmã, Olívia, do cunhado, Justin, e dos  amigos Jack Will, Miranda e Summer, um dos personagens mais intrigantes de Extraordinário não teve a sua versão dos acontecimentos contada: Julian, o garoto que lidera e estimula o bullying com o Auggie. Contudo, fiquei surpreso ao ver, enquanto buscava por um outro livro em uma loja virtual, uma nova obra relacionada à história de August Pullman. Já esperava pelo livro de preceitos, mas não sabia que havia também um livro com a visão daquele que fez tão mal para o jovem protagonista. Não pensei duas vezes e já comprei um exemplar.

 'Extraordinário' /Divulgação
‘O capítulo do Julian’ de R.J. Palacio /Divulgação

O Capítulo do Julian – Uma história de Extraordinário, lançado aqui no Brasil pela editora Intrínseca e a um preço irrisório, nos aprofunda na personalidade e na história do menino para tentarmos entender os seus sentimentos e os motivos para tamanha crueldade.

A obra é dividida em duas partes: a primeira, traz a visão de Julian sobre os conflitos que teve com Auggie e com os outros meninos da escola. Já a segunda nos mostra o que a acontece com Julian, após o fim do ano letivo. Esta trama particularmente é fantástica, daquelas que nos fazem sentir como um soco no estômago, através de uma nova história em que a bondade vem daqueles que menos esperamos. É impossível descrever o que senti ao ler essas páginas. Um misto de emoções que apenas as histórias de Auggie, seus amigos e, agora, de Julian são capazes de proporcionar e as quais todos deveriam ter o prazer de serem apresentados.

Mais uma grande lição de vida. Mais um aprendizado que vale ser compartilhado. Mais uma história, acima de tudo, extraordinária.

Saiba onde comprar “Extraordinário”:

Amazon – FnacLivraria CulturaLivraria da FolhaLivraria da Travessa –  SaraivaSubmarino

Saiba onde comprar “O Capítulo do Julian”:

Amazon – Livraria Cultura – Livraria da FolhaLivraria da TravessaSaraiva

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *