Geral,  Listas

Uma seleção de títulos incríveis

Bandeiras penduradas nas janelas, ruas enfeitadas de verde e amarelo, torcedores uniformizados. Faltam poucos dias para o começo da Copa do Mundo de Futebol e o país já está no clima de festa. Para os amantes do esporte e da leitura, o Vai Lendo separou alguns livros que exaltam essa paixão, com informações, curiosidades e relatos de participantes, mas também com críticas e questionamentos em relação ao tema. Reunimos aqui uma seleção de títulos incríveis que irão te colocar por dentro do Mundial.

Divulgação
Divulgação

Dica: Se o (a) seu (sua) namorado(a) for um(a) fanático(a) por futebol, estes títulos podem ser um ótimo presente de Dia dos Namorados (que coincide com o início do torneio)!

1 – Um Time de Primeira – Grandes escritores brasileiros falam de futebol –  Rubem Fonseca; João do Rio; Lima Barreto; Mario Filho; Nelson Rodrigues; Luis Fernando Verissimo (Editora Nova Fronteira)

capa pequena

Este livro traz histórias sobre como o Brasil transformou o futebol em símbolo nacional, reinventando o esporte de modo a adaptá-lo aos trópicos. O time de autores conta com os nomes de João do Rio, Coelho Neto, Lima Barreto, Antônio de Alcântara Machado, Mário Filho, Nelson Rodrigues, Vinicius de Moraes, Rubem Fonseca, Luis Fernando Verissimo, além das participações ilustres de Mário de Andrade e de João Cabral de Melo Neto. A obra – exclusividade da Saraiva – reúne crônicas, contos e poemas envolvendo esta que se tornou a paixão nacional.

2 – Resenha Esportiva – Dramas, comédias e tragédias de sete Copas do Mundo – Nelson Motta (Editora Benvirá)
Divulgação
Divulgação

Apaixonado por futebol e animado com a proximidade do mundial de seleções, Nelson Motta criou o livro “Resenha Esportiva”, que reúne suas crônicas durante a cobertura de sete Copas do Mundo, duas Olimpíadas e um Pan-Americano. A obra conta os grandes dramas e comédias testemunhados pelo autor dentro e fora de campo.

3 – Tática Mente – Paulo Vinícius Coelho (Editora Panda Books)
Divulgação
Divulgação

Neste livro, Paulo Vinicius Coelho, o PVC, selecionou da sua prancheta as histórias das trinta melhores táticas que marcaram os mundiais de futebol. Ele discute os sistemas mais conhecidos, as escalações mais inovadoras e as estratégias que foram superadas pelo acaso. O livro, também uma exclusividade da Saraiva, conta ainda com a apresentação do técnico da seleção brasileira, Luis Felipe Scolari.

4 – Futebol: o Brasil em campo – Alex Bellos (Editora Zahar)
Divulgação
Divulgação

Na obra “Futebol: o Brasil em Campo”, o autor traça um dos mais completos e inteligentes panoramas sobre o país do futebol. Alex Bellos conseguiu reunir entrevistas e reportagens dos mais diversos lugares no Brasil e no mundo. Desde a Floresta Amazônica até o Círculo Polar Ártico, a publicação é repleta de imagens de pessoas e locais visitados, abordando amplamente temas relacionados ao esporte.

5 – A Importância do Futebol – Edson Arantes do Nascimento (Pelé); Brian Winter (Editora Realejo Livros)

Divulgação
Divulgação

Antes de Messi, antes de Ronaldo, antes de Beckham, o mundo do futebol conhecia sua estrela maior: Edson Arantes do Nascimento, ou, simplesmente, Pelé. Nas palavras do próprio Rei: “Neste livro eu tento descrever algumas das mudanças incríveis que vi e os acontecimentos que tornaram a minha jornada possível. Esta não é uma biografia nem um livro de memórias tradicional – nem tudo o que aconteceu na minha vida está nestas páginas.” Neste título,  Pelé examina as Copas que marcaram sua vida e propõe objetivos ambiciosos para o esporte e, consequentemente, para o mundo. E este livro é seu legado, sua maneira de passar para uma nova geração tudo aquilo que aprendeu, além de explorar sua visão particular de como o esporte evoluiu desde 1950.

6 – Guia politicamente incorreto do futebol – Jones Rossi e Leonardo Mendes Júnior (Editora Leya)

Divulgação
Divulgação

“O ‘Guia Politicamente Incorreto do Futebol’ marca um golaço nas velhas ideias sobre o esporte”. Os jornalistas Jones Rossi e Leonardo Mendes Júnior repassam quase tudo o que sabemos sobre futebol, através de um ângulo diferente. Chega de repetir ideias de especialistas.  “É hora de jogar tomates nas verdades politicamente corretas sobre o futebol”.

 7 –1 drible, 2 dribles, 3 dribles: manual do pequeno craque cidadão – Marcelo Rubens Paiva e Jimmy Leroy (Editora Companhia das Letrinhas)

Divulgação
Divulgação

Joca era o maior craque da sua cidade, até o dia em que o seu pai é promovido e a família é obrigada a se mudar. Para reconquistar o seu posto, ele vai passar por muitos desafios. E, se os leitores, como o Joca, acham que já sabem tudo de futebol, que arrasam nos números e nas curiosidades sobre o esporte, vão precisar dar uma olhada na segunda parte do livro. O Manual do pequeno craque cidadão traz um monte de informações sobre o surgimento do futebol e sobre as Copas do Mundo. Ideal para os pequenos leitores.

8 – A História das Camisas de Todos os Jogos das Copas – Paulo Gini, Rodolfo Rodrigues (Editora: Panda Books)

Divulgação
Divulgação

Resultado de uma pesquisa inédita e ricamente ilustrado, o livro traz o uniforme utilizado pelas Seleções em todos os jogos das Copas do Mundo. Organizado cronologicamente, os capítulos apresentam a ficha com o resumo de cada Copa, curiosidades das camisas e dos jogos, os uniformes partida a partida e a tabela com o desempenho de cada equipe. Um capítulo especial traz a evolução das camisas da Seleção Brasileira e dados pitorescos, como a camisa vermelha que o time vestiu no Campeonato Sul-Americano de 1917.

9 – Tesouros da Copa do Mundo – Keir Radnedge (Editora Ciranda Cultural)

tesouros400

Reviva os grandes momentos e aprecie os tesouros da Copa do Mundo na maior celebração ao torneio mais importante de futebol. Este impressionante livro ilustrado interativo traz as narrativas oficiais de cada torneio realizado e uma prévia da Copa do Mundo de 2014.

10 – Por fora da Copa – Um guia sobre o que realmente importa no Mundial, inclusive futebol – Eduardo Menezes (Editora: Dublinense)

Divulgação
Divulgação

Algumas das histórias mais interessantes e bizarras e dos fatos mais curiosos que esse esporte é capaz de produzir acontecem bem longe dos estádios. São, muitas vezes, estopins de guerras, catalisadores de tratados de paz, o que faltava para a união de um povo ou para a separação de um país, retratos da cultura de um grupo ou até mesmo a desculpa perfeita para os mais impensáveis absurdos. Com descompromisso e bom-humor, este guia prova que talvez o futebol não explique o mundo. Mas que ele dá uma boa pista, disso não há dúvida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *