Geral,  Notícias

Projeto cria o 1º livro fotodocumentário

Capa do livro/Divulgação
Capa do livro/Divulgação

Dizem que uma foto vale mais do que mil palavras. Nesse caso, valeu um livro. E não um livro qualquer, mas o primeiro livro fotodocumentário produzido a partir de imagens selecionadas no Instagram (rede social de compartilhamento de fotos e, agora, de vídeos também) sobre o Rio de Janeiro. A obra chama-se @Rio365 – Um documentário fotográfico e será lançada nesta sexta (29), com 181 autores participando da noite de autógrafos, no Centro Cultural Light, no Centro.

O projeto, criado por André Galhardo, profissional de criação, planejamento e sócio da Horto, agência de projetos digitais, que também faz a curadoria-geral, conseguiu mobilizar em um ano seis mil participantes, através de um processo colaborativo inédito no mundo, que taguearam aproximadamente 100 mil fotos da cidade no aplicativo. O livro, por sua vez, reúne 365 imagens tiradas por 181 usuários, escolhidas por uma equipe de 36 curadores, ao longo do ano. Ao todo, foram 52 temas propostos semanalmente, como “Favela”, “Árvore”, “Rio antigo”, “Estádios” e “Boteco”, com uma foto selecionada por dia.

A iniciativa tinha como objetivo apresentar as mais variadas transformações urbanas do Rio pelo ponto de vista de moradores, fosse eles cariocas ou não, incluindo turistas. Dentre o time de curadores do projeto estão o escritor Jorge Espinho, o jornalista Sidney Garambone, o humorista Hélio de La Peña, a fotógrafa do jornal “O Globo” Marcia Foletto, entre outros.

Conheça o @Rio365:

Instagram: @rio365

Twitter: @rio365doc

Facebook: facebook.com/rio365doc

Tumblr: rio365.tumblr.com

Serviços sobre o lançamento:

Dia: 29 de novembro de 2013
Horário: 19h às 23h
Local: Centro Cultural Light
Endereço: Av. Marechal Floriano, 168 – Centro – Rio de Janeiro – RJ CEP 20080-002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *