Geral,  Notícias

Alice Munro vence o Nobel de Literatura

Divulgação/Cia das Letras
Divulgação/Cia das Letras

Considerada a “mestre contemporânea dos contos”, a canadense Alice Munro, venceu o Prêmio Nobel de Literatura 2013, anunciado nesta quinta (10) pela Academia Sueca. A escritora é a 13ª mulher a realizar o feito, recebendo o equivalente a 1,3 milhão de dólares.

O comitê avaliador considerou que Munro possui um estilo “harmonioso de relatar, caracterizado por sua clareza e realismo psicológico”. Nascida em julho de 1931, em Wingham, na província de Ontário, ela é considerada por alguns críticos como a “Tchecov canadense” e ficou reconhecida por suas breves histórias e inúmeras coleções publicadas ao longo dos anos.

Divulgação
Divulgação

Seu primeiro romance, Dance of the Happy Shades, foi lançado em 1968. No Brasil, a Companhia das Letras publicou os livros Amor de uma boa mulher, Felicidade demais e Fugitiva, da escritora, enquanto a Editora Globo lançou Ódio, amizade, namoro, amor, casamento. Outras obras ainda inéditas de Munro serão lançadas em terras tupiniquins, em 2014. A Globo Livros anunciou, além da reedição de Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento, publicado em 2004, prevista para dezembro deste ano, o lançamento de Os Contos Escolhidos (Selected stories, de 1996). Já o selo Biblioteca Azul vai publicar o The View of Castle Rock (2006).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *