Geral,  Notícias

Novos autores ganham chance com editoras

Eduardo Spohr/Divulgação
Eduardo Spohr/Divulgação

Atenção, aspirantes a escritores! Chegou a sua vez de deixar seus nomes nas histórias. Em entrevista à Agência Brasil, a presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Sônia Jardim, afirmou que é cada vez maior o interesse de editoras brasileiras em novos autores, uma vez que há procura constante por bons textos e um número significativo de originais para avaliação.

“Há uma mistura muito grande. Você tem que peneirar bastante para ter uma coisa dentro de um padrão de qualidade para que haja interesse comercial no mercado, mas, de tempos em tempos, se descobre um talento novo”, explicou Sônia.

Com essa nova realidade e oferta cada vez maior de textos, a internet se mostra como uma nova alternativa para a publicação desses novos escritores, o que já é possível observar no mercado literário internacional. Apesar de admitir que este é, de fato, um caminho a ser seguido no futuro, Sônia ressaltou que, nem tudo o que se publica na internet pode ser considerado literatura ou ter o potencial para alcançar um mercado maior.

A presidente do Snel exalta a influência de fóruns e comunidades de autores nesse processo.

“Não há dúvida nenhuma. A Editora Record, por exemplo, tem um ‘case’ de sucesso, que é o escritor de literatura fantástica Eduardo Spohr, que publicou seu primeiro livro com recursos próprios, com tiragem de 100 exemplares, e colocou à venda no site Jovem Nerd. E outras edições se seguiram.  Por meio dessa movimentação de internet, a editora descobriu o Eduardo e isso virou história”.

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *