Projeto Novos Autores / Independentes

Desde que consolidamos a ideia do Vai Lendo, sempre foi do nosso interesse divulgar a literatura nacional, principalmente os autores iniciantes. Mas como faríamos isso? Este era o principal desafio. Então, finalmente conseguimos elaborar um projeto, o “Vai Lendo Novos Autores/Independentes”. A ideia é dar espaço para autores inciantes divulgarem o seu trabalho no site, com uma cobertura mais jornalística, que é o nosso diferencial. A partir do preenchimento do formúlario que criamos, entramos em contato para fazermos algumas perguntas específicas sobre o autor e sua obra e, assim, conseguirmos produzir um conteúdo diferenciado.

O objetivo é divulgar novos talentos da literatura nacional que não conseguem destaque na mídia tradicional ou em blogs, de forma geral. Desde o início, mais do que ser um veículo destinado à literatura e ao incentivo à leitura, o Vai Lendo queria ser um espaço para promover novos nomes. Nos últimos meses, começamos a ser procurados com mais frequência e infelizmente, por sermos duas pessoas, fica difícil atender a todos os pedidos. Gostaríamos de ampliar este atendimento aos autores e, por isso, pensamos em criar uma forma mais dinâmica para oferecer este espaço. Sabemos que não é muito, mas já é um começo. Ainda temos muito o que discutir e continuaremos a adaptar, reformular e incrementar a iniciativa, conforme ela for sendo posta em prática.

Participantes: autores independentes (autopublicados) e/ou publicados por pequenas editoras.

Proposta: disponibilizar uma categoria exclusiva para as matérias sobre esses novos autores. Publicaremos todo o material de divulgação, como book trailers, sinopse, imagens e contatos do autor nas redes sociais do Vai Lendo. Além disso, também será feita uma pequena entrevista, realizada com base nas respostas do formulário de cadastro, para uma matéria especial.

Como qualquer outro conteúdo do Vai Lendo, a matéria com os Novos Autores/ Independentes também será compartilhada e terá, inclusive, um espaço no programa “Na Semana”, que vai ao ar aos sábados no canal do Vai Lendo no YouTube.

Sabemos que a maioria dos autores busca resenhas, mas infelizmente é inviável conseguirmos resenhar todos os livros que nos mandam. Leitura demanda tempo e, como temos outros compromissos com o site e com nossos parceiros, não teríamos como dispor da atenção e do cuidado para leitura que sempre nos comprometemos a ter. Mas sabemos que as resenhas também são muito importantes para esses autores, assim, na medida do possível, a equipe do Vai Lendo fará um rodízio para conseguir ler uma parte do material enviado para resenha. Também queremos esporadicamente convidar autores cadastrados para escrever colunas sobre um tema específico ou participar de matérias especiais do site.

Resumindo, nossa ideia é criar uma grande rede de divulgação e promoção de novos autores/independentes e cobrir os novos talentos da literatura nacional como um todo. Esperamos que todos participem e nos ajudem a realizar esse sonho!

Formulário de participação do Projeto “Vai Lendo Novos Autores/ Independentes”