Lúcia Lemos traz um novo mundo de fantasia

A escritora, ilustradora e designer é autora de ‘Aika – A Canção dos Cinco’, obra que mistura texto corrido com HQ

Mãos que escrevem, desenham, criam. Talento e criatividade de sobra para criar novos mundos e seres fantásticos com muito amor e dedicação. Com apenas 23 anos, a carioca Lúcia Lemos nos apresenta Gattai, um mundo fantástico assolado por estranhas catástrofes naturais e uma interminável guerra entre as raças que o habitam, em seu livro de estreia, Aika – A Canção dos Cinco.

Primeiro volume de uma saga, a obra foi escrita no Wattpad e venceu o prêmio The Wattys, em 2016, na categoria “Narrativa Visual”. Além do formato digital, Lúcia, que também é ilustradora e designer, decidiu imprimir o livro sozinha. Mesclando algumas de suas referências literárias em quadrinhos, ela – que desenvolveu tudo por conta própria, desde a capa, até as ilustrações e diagramação e equilibrou texto corrido com HQ – nos faz embarcar na jornada de Aika para salvar Gattai e o seu grande ídolo, enfrentar terríveis criaturas e passar no ensino médio.

“Na verdade, o livro foi um experimento”, afirmou ela em entrevista ao Vai Lendo para o projeto Vai Lendo Novos Autores/Independentes. “Este tipo de mesclagem (texto + HQ) já acontece no Japão, com um gênero chamado light-novels, porém, as histórias são mais curtas e o volume de texto é menor. Não tinha certeza se isso daria certo por aqui e com um livro de fantasia medieval. Percebi que isso atrai um público mais jovem. Já escutei pessoas mais velhas falando que livros não deveriam ter imagens (bizarro, não é?). O processo de publicar o livro foi meio turbulento, mas procurei conselhos de autores veteranos para não ter tantos prejuízos. Depois de escrito e ilustrado, postei na Amazon com a ajuda de uma diagramadora. Enquanto isso, fui tentando fazer parcerias pelo Instagram. O livro físico foi complexo, mas, como aprendi diagramação e processos gráficos na faculdade, me saí bem. Como não tive como pagar revisão profissional, algumas amigas escritoras se encarregaram da tarefa. Essa mistura que eu fiz é complexa e envolve conhecimento até de diagramação, mas, no final, fica muito interessante e divertido – principalmente para mim, que amo desenhar e escrever”.

Trabalho gráfico de ‘Aika – A Canção dos Cinco’ /Divulgação

No trabalho de Lúcia, é possível perceber o cuidado e a atenção da autora com os mínimos detalhes do seu próprio universo. O que é fundamental para o seu público, ainda mais sendo o de fantasia – bastante exigente -. Seja no site oficial, como nos contos avulsos e na elaboração de brindes, Lúcia – que também participou da Bienal do Livro Rio 2017 – ressaltou a importância de se ater aos detalhes da obra e possibilitar aos leitores novas experiências.

‘Aika – A Canção dos Cinco’, de Lúcia Lemos / Divulgação site oficial

“Ter começado no Wattpad me fez ver o quanto o apoio do leitor é essencial – e é ótimo ser ouvido por autor querido”, declarou. “Procuro sempre mostrar algo novo ou deixá-los informados sobre a saga, até porque eles me acompanharam desde o começo. Por gratidão a eles, acho muito importante dar-lhes o máximo das minhas histórias. Minha maior preocupação tem sido balancear o conteúdo. O bom da fantasia é que posso expandir muita coisa, mostrar o que me inspira, enquanto os livros não saem, e isso me ajuda a manter o foco no desenvolvimento da história. O lado bom de desenhar é que posso fazer tirinhas também e fazer os leitores matarem saudades dos personagens favoritos. Fiquei muito ansiosa ao participar da Bienal. Aquele frio na barriga misturado a uma vontade louca de conhecer gente bacana e trocar experiências. Acho que é de grande importância, até porque, antes era mais difícil um autor conseguir uma chance como essa. As oportunidades estão aumentando e precisamos aproveitá-las o quanto pudermos”.

‘Aika – A Canção dos Cinco’, de Lúcia Lemos / Divulgação site oficial

E essa relação com o público é justamente o estímulo que Lúcia mais precisa e pelo qual trabalha. Tanto que a preocupação em não decepcionar os leitores é constante.

“Eu fico toda boba quando ganho desenhos e mensagens (sou chorona, admito…)”, concluiu. “Eles (os leitores) meio que me seguram quando me sinto triste ou desestimulada, me fazendo lembrar que devo terminar isso por gratidão a eles também. Nunca pensei em fazer nada colaborativo, mas talvez desenvolva alguns concursos. Quanto à cobrança, agora vem piorando, pois fará dois anos que comecei a publicação no Wattpad (outubro de 2015), mas a faculdade tem me embarreirado. Espero que não se decepcionem com minha demora”.

Não se preocupe, Lúcia!

SINOPSE DE “AIKA – LIVRO 1 – A CANÇÃO DOS CINCO”:

‘Aika – A Canção dos Cinco’, de Lúcia Lemos /Divulgação

Gattai é um mundo fantástico assolado por estranhas catástrofes naturais e uma interminável guerra entre as raças que o habitam. Em meio ao caos, surge um guerreiro com asas de Fênix destinado a trazer o equilíbrio entre a natureza e suas criaturas. Porém, ele foi amaldiçoado por um terrível demônio que devora sua alma. A única pessoa que pode salvá-lo não pertence à Gattai, e sim ao nosso mundo: Aika Akatsuki dos Anjos, uma estudante japonesa mestiça, nascida no Brasil e grande fã de histórias de magia e fantasia. A jovem que enfrenta diariamente a dura rotina de estudos e discriminação por sua ascendência vê sua vida transformada com a descoberta da existência de Gattai e de seu grande ídolo. E para salvá-lo, ela terá que enfrentar seus medos, atravessar um portal mágico, lutar contra terríveis criaturas… tudo isso sem ser reprovada no ensino médio. Aika voará em dragões, aprenderá o que é realmente uma guerra e lutará para salvar o herói não apenas de grandes inimigos, mas de si mesmo.

Aika – A Canção dos Cinco é o primeiro livro de uma saga repleta de ação e magia, obra que alcançou milhares de leituras e se tornou destaque da categoria Fantasia na plataforma Wattpad. Um livro que joga com os clichés das histórias e apresenta personagens cativantes, além de ensinar valores como amizade, amor e perseverança.

Data de Lançamento: 07/10/2016

Gênero da obra: Fantasia/Y.A., Aventura

Formato da obra: Físico / Digital

Links:

http://www.facebook.com/aikasaga

http://www.facebook.com/aikasaga

http://www.facebook.com/lucialemosart

http://www.skoob.com.br/aika-a-cancao-dos-cinco-618080ed618683.html

http://www.instagram.com/lucialemosart/

http://gattainosekai.blogspot.com.br/

Livro físico / Livro digital (Amazon)

Juliana d'Arêde

Jornalista de coração. Leitora por vocação. Completamente apaixonada pelo universo dos livros, adoraria ser amiga da Jane Austen, desvendar símbolos com Robert Langdon, estudar em Hogwarts (e ser da Grifinória, é claro), ouvir histórias contadas pelo próprio Sidney Sheldon, conhecer Avalon e Camelot e experimentar a magia ao lado de Marion Zimmer Bradley, mas conheceu Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira e não poderia ser mais realizada “literariamente”. Ainda terá uma biblioteca em casa, tipo aquela de “A Bela e a Fera”.

2 comentários em “Lúcia Lemos traz um novo mundo de fantasia

  • 03/10/2017 em 11:16
    Permalink

    Nossa! É tão legal ver autores que ousam fazer algo diferente, sem esmorecer. E pegando referencia em light-novels, um formato ainda tão novo e subestimado no Brasil, assim com nós fazemos. e de uma maneira linda!
    Parabéns!

    Resposta
    • 03/10/2017 em 12:26
      Permalink

      Exatamente, Thomaz!

      Muito legal o trabalho dela, né? Aliás, de todos vocês!!

      Que bom que gostou! =)

      Beijos!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.