Geral,  Notícias

Curso ‘Formação de Editores II’ desbrava o mercado editorial

Curso será ministrado por Michelle Strzoda, da Babilonia Cultura Editorial, neste sábado, dia 18, na Estação das Letras

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no negócio do livro? Mas de tudo mesmo? Desde a sua concepção até o público-alvo? Se você, assim como nós, não é apenas um(a) leitor(a) aficionado(a), mas um(a) apaixonado(a) pelo mercado editorial, não pode perder a chance de desbravar o setor e todas as suas nuances, bem como identificar as funções e responsabilidades dos profissionais da área. Ou seja, toda a engrenagem editorial. E a hora é agora com o curso Formação de Editores II – Conteúdo editorial: Capacitação do processo da confecção de livros desde concepção ao público-alvo, que será realizado neste sábado, dia 18, das 10h às 17h, na Estação das Letras, na Zona Sul do Rio.

Michelle Strzoda/Divulgação

Ministrado por Michelle Strzoda, diretora editorial da Babilonia Cultura Editorialabrange as pontas da gestão editorial – as mais variadas atribuições de um editor -, além do mercado editorial como um todo, incluindo mercado livreiro e mercado gráfico, ajudando a identificar os parceiros adequados para cada projeto. Para Michelle, profissionais e empreendimentos culturais e editoriais que “não investem em inovação, componentes criativos e revisão constante de seus modelos de negócio” ficam estagnados. Por isso mesmo, o curso irá focar na produção de conteúdo relevante.

“O desafio está justamente na produção de conteúdo relevante, que desperte interesse e necessidade de consumo em seu público-alvo e, sobretudo, na formação de leitores”, explicou ela ao Vai Lendo. “O mercado de livros, hoje, é muito dinâmico, trabalha com gestores e produtores terceirizados, com start ups e empreendedores criativos. Exige-se do profissional editorial contemporâneo versatilidade, ousadia, personalidade e profissionalismo em diferentes frentes. Dados informam que o setor da Cultura movimenta mais trabalhos hoje do que a indústria automobilística. O conteudista é um profissional hiperdisputado hoje, pois une habilidades de produção editorial, informação e marketing. Talvez seja o profissional que melhor represente o editor contemporâneo, o profissional do livro estratégico hoje, pela amplitude e estratégia que sua atividade demanda”.

Contudo, Michelle também ressaltou a importância de filtrar esse conteúdo, buscando a qualidade e não a quantidade – conceito que a internet praticamente impôs, atualmente. O curso “Formação de Editores II”, por sua vez, pretende trabalhar em cima desse discernimento para que os profissionais possam surpreender o público.

“O conteudista – que pode ser um jornalista, editor, publicitário, profissional de letras, humanas ou marketing, ou até de formação administrativa, a depender do perfil do empreendimento que atende – necessita trabalhar nesse sentido, com agilidade, mas sem perda de qualidade e foco do negócio”, destacou. “Quem entra no mercado de livros – ou passa por um momento de reciclagem, reposicionamento profissional – precisa pensar fora da caixinha e tratar o livro de forma sustentável, criativa. O curso perpassa temas como as festas e feiras do mercado, o digital e as redes sociais, as peculiaridades de perfis de autoria e edição, posicionamento de marca, de catálogo, necessidades distintas para projetos dos mais simples aos mais complexos, cases nacionais e estrangeiros. O público é chave-mestra para se pensar em conteúdo: tanto o editor quanto o autor precisam saber com quem querem falar. O leitor é soberano hoje e requer total atenção e protagonismo. Precisa ser surpreendido. O projeto todo deve ser feito em função disso, ou o resultado tende a ser um fracasso”.

Nós, do Vai Lendo, já tivemos a oportunidade de fazer parte de uma turma da Michelle, no curso de Economia Criativa em Cultura Editorial e, por experiência própria, garantimos que as aulas nós ajudaram – e muito – a ampliar a nossa visão não apenas de mercado, mas desse vasto universo literário, e a vislumbrar novos horizontes.

Maiores informações no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *