Geral,  Notícias

Saiba tudo o que rolou na 5ª Turnê Intrínseca – etapa RJ

A 5ª Turnê Intrínseca trouxe os próximos lançamentos da editora, além de estreitar os laços com os leitores

Botton 5 turne intrínseca 2016 Rio
Bottom 5ª Turnê Intrínseca / Vai Lendo

Haja tempo para ler e espaço na estante! Neste último sábado (9), aconteceu a última etapa da Turnê Intrínseca, aqui no Rio – no Kinoplex do Boulevard Rio Shopping -, evento no qual a editora anunciou os seus lançamentos para o primeiro semestre de 2016 e, claro, reuniu seus fãs cariocas. E, olha, é muito leitor mesmo! Nós ficamos simplesmente abismados com a quantidade de gente que apareceu. Antes mesmo de começarem a distribuir as senhas – aliás, soubemos de alguns que literalmente dormiram na fila -, já tinha quase o número de pessoas que o local comportava. Esta foi a primeira vez do Vai Lendo – blog parceiro da editora – na Turnê Intrínseca, que está em sua 5 ª edição, e a experiência não poderia ser melhor. Com praticamente toda a equipe de marketing da editora presente, pudemos vivenciar a interação com os leitores, ficar por dentro de todas as novidades para o início deste ano e, claro, acrescentar vários livros à nossa lista de desejos!

De acordo com Heloiza Daou, gerente de marketing da Intrínseca, no total, passaram cerca de 4.700 fãs da editora, ao longo das 20 cidades que receberam a turnê, este ano. Este número, para ela, reforça ainda mais a marca e comprova a importância da realização do evento, no sentido de estreitar as relações com os leitores. E foi justamente essa necessidade que deu origem à turnê. Nas primeiras edições, a editora atuou diretamente com os fã clubes e parceiros locais, e Heloiza afirmou que o desejo é poder retomar esse contato para a edição do ano que vem e dar mais espaço aos apoiadores, com o objetivo de identificar o gosto dos leitores e fazer apresentações mais customizadas, de acordo com o interesse do público de cada cidade.

Olha a gente aí na frente!/ Foto: Intrínseca
Olha a gente aí na frente na 5ª Turnê Intrínseca, etapa Rio! / Foto: Intrínseca

“Nós mandávamos muitos brindes para os leitores de outras cidades, mas nunca tínhamos a real noção de como as coisas funcionavam, especialmente nos eventos”, explicou Heloiza ao Vai Lendo. “Eles mandavam as fotos e percebemos que apareciam poucas pessoas, então não sabíamos como tudo era apresentado. Então, pensamos que poderíamos ir aos locais para falar sobre os livros e ver se conseguíamos trazer mais gente. E, já na primeira vez, tivemos um público de 40 a 50 pessoas, num lugar em que nunca havíamos aparecido. Com isso, percebemos como a marca é forte, desde o início, tanto na internet quanto fisicamente, porque a divulgação foi feita apenas nas redes. Só que, conforme o evento foi crescendo, vimos que não daria para fazer brincadeiras com 400 pessoas, por exemplo. E tentamos conversar para termos o mínimo de interação. A ideia para o ano que vem é retomar esse contato com os fã clubes e blogs parceiros. Queremos que vocês participem ativamente e venham para frente para escolher um livro para falar, explicar e, inclusive, ajudar na curadoria. Ajudar a gente a fazer essa pesquisa com os blogueiros locais para saber o que eles gostam de ler em determinada cidade, para termos uma apresentação mais customizada, de acordo com o gosto daqueles leitores. Se fazemos sempre uma mesma apresentação, na verdade, você não aprende nem ganha nada. Queremos criar uma identidade com os leitores das cidades. Achamos que, cada vez mais, pode ficar melhor com a participação de quem é do local”.

5 Turne Intrínseca 2016 Rio
Brindes oferecidos na 5ª Turnê Intrínseca / Vai Lendo

Heloiza exaltou ainda a participação constante e crescente dos leitores, que abraçaram a ideia da editora e ajudam a fortalecer a marca, uma vez que há a vontade genuína de se aproximar da Intrínseca em si, e não apenas dos autores.

“É incrível o que acontece, a quantidade de gente que reunimos num lugar, sendo que sem nenhum autor, apenas o nome da editora”, declarou ela. “É impressionante como eles gostam da marca, como eles querem conhecer a gente e falar ‘nossa, são eles que fazem os livros que eu amo’. Isso nos fortalece muito. Chegarmos num lugar e sermos bem recebidos desse jeito, como aconteceu durante toda a turnê, é maravilhoso. Queremos mostrar que, se você gostou de um livro nosso, vai amar outros também. Precisamos fazer com que o leitor confie na marca e para ele confiar tem que conhecer. A turnê é um dos eventos cruciais para isso”.

Por falar em livros, a gente também reuniu os lançamentos de ficção, não ficção e literatura jovem (os famosos Young Adults) para o primeiro semestre deste ano que a Intrínseca apresentou no evento – e que ainda não chegaram às livrarias – na lista que você confere abaixo. É claro que queremos ler todos, mas, como ainda não temos a possibilidade de tirar um ano sabático para leitura, destacamos aqueles que não podemos MESMO esperar para ter na estante.

Próximos Lançamentos apresentados na 5ª Turnê Intrínseca

FICÇÃO

Eu Sou o Peregrino (Terry Hayes) – lançado em 01/04/2016

peregrino 200

Uma mulher é brutalmente assassinada em um hotel decadente de Manhattan, seus traços dissolvidos em ácido. Um pai é decapitado em praça pública sob o sol escaldante da Arábia Saudita. Na Síria, um especialista em biotecnologia tem os olhos arrancados ainda vivo. Restos humanos ardem em brasas na cordilheira Hindu Kush, no Afeganistão. Uma conspiração perfeita, arquitetada para cometer um crime terrível contra a humanidade, e apenas uma pessoa é capaz de descobrir o ponto exato em que todas essas histórias se cruzam. Romance de estreia do renomado roteirista britânico Terry Hayes, Eu sou o Peregrino é uma narrativa ágil, com ritmo alucinante, cujos personagens são construídos de forma primorosa em toda sua complexidade psicológica. Uma jornada épica e imprevisível contra um inimigo implacável.

O Amor Segundo Buenos Aires (Fernando Scheller) –  lançamento em 15/04/2016

buenos aires200

Buenos Aires, com suas largas avenidas, cafés em estilo europeu e bairros charmosamente decadentes, é cenário e ao mesmo tempo personagem das histórias de amor presentes neste romance arrebatador. Cada personagem tem a oportunidade de contar a sua versão dos fatos, numa trama absolutamente democrática. Impossível não se encantar com a presença de espírito e o senso de humor de Carolina, a lealdade de Eduardo, a sensatez e a determinação de Daniel, o jeito excêntrico de Charlotte. Em comum, esses personagens adoráveis têm uma enorme capacidade de amar.

Garoto 21 (Matthew Quick) – lançamento em 20/05/2016

Garoto 21

Próximo livro do autor de O Lado Bom da Vida, que conta a história de um garoto que, apesar de ser muito ruim em esportes, é completamente apaixonado por basquete e sofre bullying na escola.

Bem-vindo ao Vale da Noite (Joseph Fink e Jeffrey Cranor) – lançamento em 16/06/2016

Bem Vindo ao Vale da Noite

Uma história de mistério genial, inspirada em um dos podcasts americanos mais inovadores da internet: Welcome to Night Vale.

Lugar Nenhum (Neil Gaiman) – lançamento em 17/06/2016

Lugar Nenhum

Lugar Nenhum foi originalmente escrito como uma série de TV, depois publicado como romance no Reino Unido e, em seguida, adaptado para o público americano. Richard é um homem jovem, bonito e de bom coração, com vida totalmente comum, até que se depara, andando apressado por uma calçada londrina, com uma garota caída, sangrando. Ele a socorre e se vê envolvido num universo que jamais sonhou. Esta edição, inédita no Brasil, foi revista pelo autor e consolidada como a melhor das três versões.

NA LISTA DE DESEJOS DO VAI LENDO (FICÇÃO):

Baía da Esperança (Jojo Moyes) – lançamento em 05/04/2016

Baia_Esperanca

Com personagens cativantes em um cenário encantador, Baía da Esperança é um romance comovente e irresistível, repleto do humor e da generosidade que marcam as obras da autora.

Destinos e Fúrias (Lauren Groff) – lançamento em 04/05/2016

Destinos e Furias

Dividida em duas partes e contada de diferentes pontos de vista, Destinos e Fúrias narra a estonteante jornada de um casamento ao longo de 24 anos – uma história sobre amor e arte, poder e percepção que surpreende e supera todas as expectativas.

Outros livros de ficção citados na 5ª Turnê Intrínseca que já foram lançados no fim do ano passado e início deste ano:

Depois de Você (Jojo Moyes)

Cidade dos Etéreos (Ramson Riggs) – em breve, resenha no Vai Lendo

Miniaturista (Jessie Burton)

Orgulho e Preconceito e Zumbis (Seth Grahame-Smith)

Aceitação (Jeff Vandermeer)

Crepúsculo – Vida e Morte (Stephenie Meyer)

O Regresso (Michael Punke)

S. (J.J. Abrams)

 

LITERATURA JOVEM

As provações de Apolo: O Oráculo Oculto – Livro Um – lançamento em 03/05/2016

As ProvaCões de Apollo

Sim, minha gente! Nova série de Rick Riordan, para nossa alegria e pouco espaço na estante.

Depois de deixar o pai, Zeus, enfurecido, o deu Apolo é lançado à Terra como punição. Fraco e desorientado, ele cai em Nova York, como um garoto comum e sem poderes divinos, até ele conseguir se provar para Zeus novamente. Para isso, ele terá ajuda de alguns personagens já conhecidos do famoso Acampamento Meio-Sangue.

NA LISTA DE DESEJOS DO VAI LENDO (LITERATURA JOVEM):

Apesar de já terem sido lançados, no fim do último mês, ainda não tivemos oportunidade de ler esses dois títulos que destacamos, porém, em breve, teremos resenhas deles no site!

Temporada de Acidentes (Moïra Fowley-Doyle)

temporada200

Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram.A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores.

simon200

Simon Vs A Agenda Homo Sapiens (Becky Albertalli)

Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Ele só não contava que Martin, o bobão da escola, iria chantageá-lo ao descobrir sua troca de e-mails com Blue, pseudônimo de um garoto misterioso que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

Outros livros de literatura jovem citados na 5ª Turnê Intrínseca que já foram lançados no fim do ano passado e início deste ano:

P.S. Ainda Amo Você (Jenny Han)

A Febre (Megan Abott)

Caçadores de Trolls (Guilherme Del Toro e Daniel Kraus)

Tudo Tem Uma Primeira Vez (Viih Tube)

Os Irmãos Tapper Declaram Guerra – Um Contra o Outro (Geoff Rodkey)

NÃO FICÇÃO

A Agenda Antiplanos (Keri Smith) – lançamento em 25/04/2016

agendaantiplanosgrande200

Com espaços sem data e distribuídos aleatoriamente para você fazer um resumo do mês que desejar, A Agenda Antiplanos – da mesma autora de Destrua Este Diário – funciona como um diário criativo, que vai ajudar o leitor a estruturar os pensamentos, mas de uma forma nada limitada nem previsível.

A Ditadura Acabada (Elio Gaspari) – lançamento em 01/06/2016

capas-livros-ditadura-elio-gaspari-original
Coleção sobre a Ditadura Militar escrita por Elio Gaspari

O quinto volume da série sobre a ditadura no Brasil. Volumes anteriores: A Ditadura Envergonha, Escancarada, Derrotada e Encurralada.

F de Falcão (Helen Macdonald) – lançamento em 02/06/2016

F de Falcão

Biografia da autora que, em luto após a morte do pai, se muda para a Escócia e resolve adquirir um falcão, espécie com a qual se identifica e que a ajuda a lidar com o seu momento depressivo e solitário.

NA LISTA DE DESEJOS DO VAI LENDO (NÃO FICÇÃO):

Esse vai ter que rolar um sorteio entre a equipe do Vai Lendo porque foi unanimidade:

Alucinadamente Feliz (Jenny Lawson)

alucinadamente 200

Jenny Lawson está longe de ser uma pessoa comum. Ela mesma se considera colecionadora de transtornos mentais, já que é uma depressiva altamente funcional com transtorno de ansiedade grave, depressão clínica moderada, distúrbio de automutilação brando, transtorno de personalidade esquiva e um ocasional transtorno de despersonalização, além de tricotilomania (que é a compulsão de arrancar os cabelos). Por essa perspectiva, sua vida pode parecer um fardo insustentável. Mas não é. Após receber a notícia da morte prematura de mais um amigo, Jenny decide não se deixar levar pela depressão e revidar com intensidade, lutando para ser alucinadamente feliz. Mesmo ciente de que às vezes pode acabar uma semana inteira sem energia para levantar da cama, ela resolve que criará para si o maior número possível de experiências hilárias e ridículas a fim de encontrar o caminho de volta à sanidade.

Outros livros de não ficção citados na 5ª Turnê Intrínseca que já foram lançados no fim do ano passado e início deste ano:

O Universo Em Uma Casca de Noz (Stephen Hawking)

A Guerra dos Consoles (Blake J. Harris)

A Arte do Descaso (Cristina Tardáguila)

Jornalista de coração. Leitora por vocação. Completamente apaixonada pelo universo dos livros, adoraria ser amiga da Jane Austen, desvendar símbolos com Robert Langdon, estudar em Hogwarts (e ser da Grifinória, é claro), ouvir histórias contadas pelo próprio Sidney Sheldon, conhecer Avalon e Camelot e experimentar a magia ao lado de Marion Zimmer Bradley, mas conheceu Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira e não poderia ser mais realizada "literariamente". Ainda terá uma biblioteca em casa, tipo aquela de "A Bela e a Fera".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *