Resenhas

Sob a Luz dos Seus Olhos, de Chris Melo | Resenha

‘Sob a Luz dos Seus Olhos’: Chris Melo fala com os nossos corações e aquece a alma com uma história tocante, capaz de arrancar risos e lágrimas e nos fazer amar profundamente

Capa da nova versão de 'Sob a Luz dos Seus Olhos', de Chris Melo/Foto: Vai Lendo
Capa da nova versão de ‘Sob a Luz dos Seus Olhos’, de Chris Melo/Foto: Vai Lendo

Do que somos capazes pelo amor? Praticamente tudo, não é mesmo? Sonhamos em viver aquele amor arrebatador, intenso e eterno. Praticamente utópico, porém, verdadeiro. E, quando o encontramos, custamos a acreditar que algo tão grandioso esteja acontecendo, até que decidimos nos jogar, esquecer todos os receios e inseguranças e simplesmente viver aquilo que não podemos explicar, apenas sentir, e aproveitar cada momento, cada instante que nos é permitido pelo tempo. É exatamente isso, sem tirar nem pôr, que a autora nacional Chris Melo nos oferece com o emocionante Sob a Luz dos Seus Olhos, lançado pelo selo Fábrica231, da editora Rocco.

Na trama, conhecemos Eliza, uma jovem brasileira que decide sair do conforto e comodidade da sua vida e embarcar para a Inglaterra disposta a finalmente viver como uma adulta. E também somos apresentados a Paul, um aspirante a ator que busca constantemente o seu lugar no mundo e que não tem medo de tentar viver intensamente. Quando os dois inesperadamente se encontram, nos envolvemos em sua história de autoconhecimento, superação, recomeços e amor, muito amor.

A escrita de Chris é uma das mais delicadas que já tive o prazer de ler. Cada parágrafo, cada página, todas as suas palavras nos presenteiam com a sensibilidade única da escritora, que soube desenvolver uma bela e tocante trama. Como uma romântica incurável e sonhadora convicta, afirmo que Chris criou a história que todos nós, leitores compulsivos e românticos declarados, gostaríamos de escrever. É impossível não nos apaixonarmos junto com Eliza e Paul, vivenciar cada momento do casal como se fosse nosso e torcer por sua felicidade. A não ser que você tenha um coração de gelo.

sob a luz

Eliza  – que narra a história – é uma protagonista forte, mas bastante humana. Afinal, quem, nos seus 20 anos, também não se questionou ou teve dúvidas sobre o futuro? A maioria gostaria de ter a sua coragem de arriscar e de tentar mudar algo que incomoda. E, para completar, ela escolhe Londres para ser o pontapé inicial dessa mudança. Como não se identificar com Eliza? Inclusive, dá vontade de pegar o primeiro avião com ela para entrarmos ainda mais na história, se é que isso é possível. Então, temos Paul. O protótipo britânico que arranca suspiros e mexe com o imaginário coletivo. Como se não bastasse, e contrariando toda as nossas primeiras impressões sobre os homens da “terra da rainha”, ele ainda é romântico. Ou seja, a gente te entende, Eliza. Não irei me estender sobre a história para não dar spoiler, porque seria um verdadeiro pecado privar qualquer pessoa de viver todas as emoções que Chris me proporcionou.

Confira a nossa entrevista com Chris Melo, autora de ‘Sob a Luz dos Seus Olhos’

Apesar de todas as diferenças culturais e das impossibilidades da vida, eles sempre conseguem se reencontrar e decidem tentar viver esse amor sem explicação. E é a partir daí que Chris toma os nossos corações e consegue falar profunda e fluentemente com as nossas almas. Alguns podem até considerar um certo exagero ou declarar que “esse tipo de amor não existe” ou está fora da nossa realidade. Mas quem somos nós para julgar ou definir qualquer coisa que diz respeito ao amor? Cada um ama de um jeito. Alguns têm facilidade e gostam de demonstrar os sentimentos. Outros são mais introspectivos e, até mesmo, mais tímidos, o que não quer dizer que os sentimentos não existam. Pelo contrário. E isso a autora representa de maneira leve e sutil, através das características de seus protagonistas. Cada um deles tem seus pontos fortes e fraquezas, como qualquer ser humano. Porém, eles têm amor de sobra. E é isso o que importa. Chris, aliás, não age como se tudo fosse perfeito, porque nunca é. E ela deixa claro isso. O que ela mostra, contudo, é que, quando se tem amor, qualquer obstáculo pode ser superado. Ou, pelo menos, você tem um estímulo a mais para isso, pois não está sozinho.

Sob a Luz dos seus olhos livro aberto

É muito bacana nos identificarmos tanto e admirarmos o trabalho de um escritor nacional. Chris Melo fala sobre o amor na nossa língua, mesmo com boa parte da história passada em outro país, o que eu acho que torna tudo ainda mais especial. E um detalhe: todos os capítulos recebem o nome de uma música de cantores britânicos. Isso é genial e fofo, muito fofo. Sob a Luz dos Seus Olhos mexeu comigo de uma maneira súbita e inesperada. A trama surpreende e envolve o leitor, aquecendo o coração e tornando a leitura um prazer inenarrável. Ser testemunha de um amor tão natural e verdadeiro, capaz de transcender o tempo e enfrentar todas as distâncias e dificuldades, foi um sopro de esperança e uma emoção singular. Chris escreve tantos diálogos e trechos incríveis e intensos, que quase não consegui terminar a leitura, de tantas lágrimas que rolavam, embaçando aquelas páginas das quais não queria me despedir. E aquele epílogo! Ali, eu, que já estava totalmente entregue, derreti e desidratei.

Sob a Luz dos seus Olhos fala de experiências, de perdas, conquistas, coragem, força, superação e, acima de tudo, de amor. Aquele amor que transforma o mundo. Que nos transforma e nos faz querer ser uma pessoa melhor. É um livro que nos faz rir e chorar. Nos comove e até dá uma certa tristeza, mas que também nos proporciona muitas alegrias. Resumindo, é um livro que nos faz sentir e amar. Pura e simplesmente.

Banner Saiba onde comprar

Livraria CulturaLivraria da FolhaLivraria da TravessaSaraiva 

Sob a Luz dos Seus Olhos 2 Ficha Técnica Livros

 

 

 

 

 

Jornalista de coração. Leitora por vocação. Completamente apaixonada pelo universo dos livros, adoraria ser amiga da Jane Austen, desvendar símbolos com Robert Langdon, estudar em Hogwarts (e ser da Grifinória, é claro), ouvir histórias contadas pelo próprio Sidney Sheldon, conhecer Avalon e Camelot e experimentar a magia ao lado de Marion Zimmer Bradley, mas conheceu Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira e não poderia ser mais realizada "literariamente". Ainda terá uma biblioteca em casa, tipo aquela de "A Bela e a Fera".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *