Resenhas

Um Cão Chamado Jimmy, de Rafael Mantesso | Resenha

‘Um Cão Chamado Jimmy’: a amizade de um homem e seu fiel companheiro em divertidas imagens

Nem sempre uma bela história de amizade é contada através das palavras. Em alguns casos, a fotografia pode substituir o texto e transmitir a mesma emoção ou, até mesmo, algo maior. Um Cão Chamado Jimmy, de Rafael Mantesso, publicado pela editora Intrínseca, é um desses exemplos que contagiam o leitor. O livro é uma compilação de imagens do famoso bull terrier que conquistou a internet: Jimmy Choo. Um sucesso explicado pela originalidade do trabalho, que mistura diferentes poses do cachorro em desenhos inusitados (e, por que não dizer, divertidos) e cheios de referências da cultura pop.

'Um cão chamado Jimmy' / Divulgação
‘Um Cão Chamado Jimmy’, de Rafael Mantesso / Divulgação

A ideia das fotos de Jimmy inseridas em desenhos surgiu com o final do casamento de Rafael Mantesso, como uma forma de suprir a melancolia. Após a ex-mulher sair do apartamento, levando todos os móveis, a sala ficou livre para o cão correr de um lado para outro. Foi aí que Rafael decidiu voltar a praticar um antigo hábito: o desenho, acrescendo diferentes poses do bull terrier. Assim, ele transformou o seu fiel companheiro em modelo para fotos bem-humoradas e postou na internet. Não demorou muito, Jimmy tornou-se um astro da web e do mundo da moda. 

Jimmy Choo por Rafael Mantesso
Jimmy Choo por Rafael Mantesso

Já conhecia o trabalho do Mantesso na internet e achava, além de criativo, muito engraçado. Afinal, é um cachorro em poses inusitadas! Como não amar? No entanto, a organização de Um Cão Chamado Jimmy me trouxe emoções a mais, sentimentos quase nunca despertados apenas vendo as fotografias. Ali, está exposta uma bela relação de amizade e de confiança, algo que só percebe quem tem ou já teve um amigo de quatro patas. Lealdade. Observando mais atentamente as imagens é nítida a cumplicidade dos dois e, como o próprio Rafael salientou na obra, as vontades de Jimmy são sempre respeitadas.

Apesar de o livro ser composto basicamente por imagens, há intervenções escritas que ajudam a contextualizar certos fatos, como, por exemplo, a chegada de Jimmy e a separação de Rafael. Porém, continuo reafirmando que isso é apenas um suporte; a essência do livro, a amizade, está nas imagens. Na interação do fotógrafo com seu modelo.

Jimmy e Rafael Mantesso / Site Editora Intrínseca
Jimmy e Rafael Mantesso / Site editora Intrínseca

Para os entendidos em fotografia (que não é o meu caso), o livro apresenta, no final, um making of no qual Mantesso fala do processo de construção dos cenários e de preparação das imagens. Como o que me interessa é contemplar as imagens de Jimmy, passei batido.

Com capa dura e acabamento impecável da editora Intrínseca, Um Cão Chamado Jimmy é aquele livro para deixar exposto na sala de casa, como objeto decorativo a ser visto por todos os visitantes que chegarem (não dá para ficar escondido na prateleira!). Uma arte com um “quê” de pop e divertida, mas, acima de tudo, uma bela história de amizade que precisa ser apreciada.

Saiba onde comprar:

Livraria Cultura – Livraria da Travessa – Livraria da Folha – Saraiva – Submarino

 

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *