Geral,  Listas

Dicas de Livros Para o Dia das Crianças

No Dia das Crianças, o Vai Lendo traz uma lista com dicas de livros para todos os gostos da garotada

Outubro é o mês daquelas que possuem a capacidade de sonhar e de imaginar como nenhum outro leitor. Que se entregam às histórias com tanta ingenuidade e sensibilidade que chega a ser mágico. Aquelas que, ainda que sejam muito pequenas e não entendam perfeitamente o significado das palavras, conseguem captar a essência da obra através de suas ilustrações. É claro que só poderíamos estar falando das crianças! A nova geração de leitores, cada dia mais exigente e ansiosa por novos títulos. O Vai Lendo incentiva o hábito da leitura desde cedo, e, com a proximidade do Dia das Crianças, não poderíamos pensar em dicas de presente melhores que não sejam LIVROS! Para isso, preparamos uma lista com algumas sugestões para a garotada mergulhar nas páginas que trazem o melhor dos lançamentos nacionais e internacionais. Aproveitem para embarcar nas histórias de Maurício de Sousa, Pedro Bandeira, Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Jeff Kinney, J.K. Rowling e muito mais! Seja com clássicos ou novas aventuras, o importante, acima de tudo, é se divertir! Feliz Dia das Crianças a todos os nossos queridos pequenos leitores!

1 – Diário de Um Banana 9 – Caindo na Estrada, de Jeff Kinney (V&R Editoras)

Divulgação
‘Diário de um Banana – Caindo na Estrada’, de Jeff Kinney / Divulgação

As férias do Greg tinham tudo para serem perfeitas, até que sua mãe vem com a bomba: eles farão uma viagem de carro em família. Bem, uma viagem desse tipo tem tudo para ser algo muito divertido… ou não, ainda mais se for a família do Greg. A jornada começa cheia de promessas, mas logo sofre reviravoltas dramáticas. Banheiros de posto de gasolina, gaivotas ensandecidas, malas perdidas, um porco faminto… Mas até a viagem mais desastrosa pode virar uma grande aventura – e desta os Heffley não vão se esquecer tão cedo.

Leia +: Bienal do Livro 2015: a mágica de Jeff Kinney

Participe da Promoção do Vai Lendo e concorra a um exemplar autografado de Diário de Um Banana 9 – Caindo na Estrada

2 – Um Ano Inesquecível, de Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira (Gutenberg)

Um Ano Inesquecível, de Thalita Rebouças
‘Um Ano Inesquecível’, de Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Babi Dewet e Bruna Vieira / Divulgação

Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar. Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!

3 – O Pequeno Príncipe – Edição Completa – Versão Luxo, de Antoine de Saint-exupéry (Geração)

O Pequeno Príncipe - Edição Completa - Versão Luxo 2
‘O Pequeno Príncipe’, de Antoine de Saint-exupéry / Divulgação

Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança.  Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.

4 – Mônica É Daltônica?, de Mauricio de Sousa (Companhia das Letrinhas)

Mônica É Daltônica
‘Mônica É Daltônica?’, de Mauricio de Sousa / Divulgação

Será que a Mônica enxerga as cores de um jeito diferente e escondeu isso de todo mundo? Ou esse é só mais um plano infalível dos meninos contra a garota mais forte do bairro? Quem conhece essa turma pelo menos um pouquinho já deve ter imaginado a resposta. Nesta história, a primeira publicada na revista Mônica, em 1970, o Zé Luís — e não o Cebolinha, acredite se quiser —, inaugura a tradição dos planos mirabolantes para tentar acabar com as temidas coelhadas da dona da rua. E o Titi, o Cascão, o Cebolinha, junto com o líder do grupo, executam passo a passo o combinado, até que… Além de descobrir o fim da aventura, você vai conhecer curiosidades sobre a turma e as ilustrações surpreendentes de Odilon Moraes, artista plástico e fã de carteirinha de todos os personagens do bairro do Limoeiro, que reinterpreta um clássico de Mauricio de Sousa.

5 – O Livro Sem Figuras, de B. J. Novak (Editora Intrínseca)

'O Livro sem Figuras', de / Divulgação
‘O Livro sem Figuras’, de B. J. Novak / Divulgação

Esse livro não tem nada para ver a não ser palavras. Palavras que vão obrigar o leitor a fazer caras esquisitas e vozes engraçadas. Combinando simplicidade e criatividade de uma forma surpreendentemente engenhosa, O livro sem figuras inspira risadas toda vez que é aberto, criando uma experiência de diversão e interação entre adultos e crianças e apresentando às crianças a poderosa ideia de que a palavra escrita pode ser uma fonte infinita de alegria e travessuras. Um livro original e divertido capaz de transformar qualquer leitor em um verdadeiro comediante, que vai fazer as crianças implorarem para ouvir a história repetidas vezes.

Leia +: ‘O Livro Sem Figuras’ que vai te surpreender

6 – Invasão do Mundo da Superfície – Uma Aventura Não-Oficial de Minecraft, de Mark Cheverton (Record Junior)

Invasão do Mundo da Superfície - Uma Aventura Não-Oficial de Minecraft,
‘Invasão do Mundo da Superfície’, de Mark Cheverton / Divulgação

O mundo de Minecraft ganha vida nesta emocionante aventura! Gameknight999 é apaixonado por Minecraft. Ele sabe que é um dos melhores jogadores entre seus amigos, mas sua verdadeira especialidade é destruir o jogo dos outros usuários. Sem se importar com o espírito de equipe, ele gosta de fazer aquilo que sabe de melhor: trollar. O que ele não esperava é que uma das invenções malucas do seu pai funcionaria justamente quando ele está no meio de uma dessas trollagens. A impressora 3D o teleporta para nada menos do que o mundo digital de Minecraft, onde seu próprio corpo é formado por cubos e os ataques dos terríveis monstros causam danos de verdade. E se ele morrer no jogo? Como poderá voltar à realidade? Gameknight999 precisa achar respostas enquanto foge de garras de zumbis e presas de aranhas, as quais costumavam encarar corajosamente pela tela do computador. Se quiser sobreviver, ele precisará reavaliar suas táticas de jogo, aprender a trabalhar em equipe e a reconstruir as amizades destruídas depois de tantas trollagens.

7 – A Droga da Amizade, de Pedro Bandeira (Moderna)

Divulgação
‘A Droga da Amizade’, de Pedro Bandeira / Divulgação

Como Miguel começou a Turma dos Karas? Como conheceu e por que escolheu Magrí, Crânio, Calu, Chumbinho e a americana Peggy para formar esta turma tão especial? E por que Andrade era um policial diferente, melhor do que qualquer outro? Como cada um deles demonstrou ao líder dos Karas que era uma pessoa especial, tanto pela coragem, quanto pela honestidade, pelo caráter e pelo desejo de mudar o mundo para melhor? E o que terá acontecido com eles depois de todas as aventuras que estes sete heróis viveram? Em que se terão transformado todos eles depois de adultos?

Leia +: Entrevista: Pedro Bandeira
Pedro Bandeira lança ‘A Droga da Amizade’

8 – Box – Harry Potter, de J.K. Rowling (Editora Rocco)

Box - Harry Potter, de J.K. Rowling
Box – Harry Potter, de J.K. Rowling / Divulgação

Maior fenômeno editorial de todos os tempos, com mais de 450 milhões de exemplares vendidos em 70 idiomas, a série Harry Potter chega às prateleiras em mais essa edição de colecionador. Os sete livros da saga criada por J. K. Rowling – que acompanha a jornada do adorado aprendiz de bruxo contra o maléfico Voldemort, – ganham novas capas e novas ilustrações e vêm num box exclusivo. Uma novidade capaz de conquistar os mais exigentes fãs, ávidos por novidades ligadas ao universo da saga, e também os novos leitores.

9 – Maluquinho Por Esporte, de Ziraldo (Globinho)

Maluquinho Por Esporte,
‘Maluquinho Por Esporte’, de Ziraldo / Divulgação

O Menino Maluquinho e sua turma inventam novos esportes, se exercitam e se divertem na nova história em quadrinhos de Ziraldo. “Maluquinho por esporte” traz Julieta, Bocão, Sugiro, Careca, Herman e Maluquinho competindo e aprendendo um pouco mais sobre diferentes esportes. Entre as histórias em quadrinhos, as crianças acompanham O Livro Dourado dos Recordes Imbatíveis que destaca os grandes momentos “brincativos” da turma, como o dia em que Bocão correu mais rápido da sala de aula até o primeiro lugar na fila da merenda ou quando Maluquinho, Juju e Bocão se superaram pulando o muro para pegar frutas no terreno vizinho. Ziraldo mostra às crianças que praticar esportes vai muito além da aula de educação física e apresenta modalidades como a ginástica, natação, o tênis e o vôlei de praia de forma divertida, estimulando os pequenos a experimentarem diversas modalidades até descobrirem qual a sua preferida. No basquete, no arco e flecha ou na corrida, o Menino Maluquinho está sempre cheio de ideias mirabolantes que tornam a escola e as brincadeiras mais divertidas. Seja inventando um revezamento de cachorro, o Ultimate Cosquinha ou se transformando num Viking, Maluquinho nos lembra que a companhia dos amigos e a imaginação torna tudo mais legal.

10 – Malala, A Menina Que Queria Ir Para A Escola, de Adriana Carranca (Companhia das Letrinhas)

'Malala, a menina que queria ir para a escola', de Adriana Carranca/Companhia das Letras/Divulgação
‘Malala, a menina que queria ir para a escola’, de Adriana Carranca /Divulgação

No primeiro livro-reportagem destinado ao público infantil, a jornalista Adriana Carranca relata às crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina. Na obra, a repórter traz suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa.

Leia +: Vai Lendo entrevista: Adriana Carranca

11 – Academia Jedi, de Jeffrey Brown (ALEPH)

Academia Jedi, de Jeffrey Brown
‘Academia Jedi’, de Jeffrey Brown / Divulgação

O jovem Roan Novachez está ansioso! Agora que terminou a escola primária, tudo o que ele deseja é se juntar aos amigos na Academia de Pilotos. Mas seus planos vão por água abaixo quando ele descobre que foi rejeitado por essa escola e convidado a participar da “Academia Jedi”. Agora, sob a tutela do mestre Yoda e cercado por aliens, robôs e outros Jedi, Roan vai enfrentar todos os desafios comuns à idade, além de aprender diversas lições importantes, como utilizar a força, duelar com seu sabre de luz e o mais difícil: dançar com uma garota.

12 – As MAIS 5 – Sorte No Jogo, Sorte No Amor, de Patrícia Barboza (Verus Editora)

As MAIS 5 - Sorte No Jogo, Sorte No Amor 2
‘As MAIS 5 – Sorte No Jogo, Sorte No Amor’, de Patrícia Barboza / Divulgação

O quinto e último livro da série As MAIS. Todo mundo já deve ter ouvido, pelo menos uma vez na vida, o ditado “Sorte no jogo, azar no amor”. Mas será que ele está certo?Susana, a S das MAIS e a esportista da turma, narra as aventuras do último trimestre do primeiro ano do ensino médio. A atleta mais badalada do Centro Educacional Machado prova nesta história que os ditos populares nem sempre são verdadeiros. Fazer parte de um time de vôlei profissional é a realização de um sonho! Susana vai enfrentar seu grande desafio durante o campeonato carioca da Liga Feminina Juvenil. Ao mesmo tempo em que precisa se dedicar ao máximo nos jogos, ela é obrigada a lidar com a saudade do namorado, que sai em turnê para divulgar seu novo disco. E nada mais legal que ter as melhores amigas para dar apoio nesse grande jogo que é a vida! Mari, Aninha e Ingrid estarão ao lado de Susana em todos os momentos do livro que encerra a série. Acontecimentos surpreendentes vão movimentar a vida dessas quatro garotas inseparáveis. Vista a camisa das MAIS e vibre com suas histórias, desafios, amores e sonhos!

Leia +: Entrevista: Patricia Barboza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *