Geral,  Notícias,  Projetos Literários

Livraria Vazia oferece ‘livros, com um final feliz’

Projeto realizado no Shopping Grande Rio incentiva a doação de livros, que serão entregues às bibliotecas de São João de Meriti

Projeto Livraria Vazia acontece até o dia 30 de agosto
Projeto Livraria Vazia acontece até o dia 30 de agosto/Foto: Divulgação

Uma simples iniciativa, mas com um grande alcance. Os livros podem mudar a vida das pessoas, mas, para isso, é preciso garantir que eles estejam acessíveis a todos. Assim, qualquer ideia que incentive a leitura vale a pena ser compartilhada. O Vai Lendo ajuda a promover projetos literários com o objetivo de difundir o hábito de ler e a formação de novos leitores. Entre esses projetos, está a Livraria Vazia, que acontece no Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, no Rio de Janeiro, até o dia 31 de agosto. Com o slogan “Livros, com um final feliz”, a ação se dá através da instalação de prateleiras vazias em um determinado local do estabelecimento, que são abastecidas por doações de livros. O melhor? Os títulos serão entregues às salas de leitura das escolas do município.

Criado pela agência de publicidade Loducca, o projeto foi inspirado no sucesso de A Loja Vazia, como explicou Vanessa Mourão, gerente de Marketing do Shopping Grande Rio, ao Vai Lendo. A premiada iniciativa consistia em um espaço de vidro com araras, prateleiras e manequins, “onde as pessoas participavam doando peças de roupas”. No caso da Livraria Vazia, a contribuição dos clientes é feita a partir de doações dos seus próprios livros. Até o momento, Vanessa afirmou, já foram arrecadados cerca de 3 mil livros.

“O projeto é importante, pois tem como pilar a leitura, que é a base para formar o cidadão brasileiro”, declarou ela. “Essas ações ajudam a estimular o hábito de ler em crianças, adolescentes e adultos, além de aumentar o interesse dos nossos clientes por atividades culturais”.

A Livraria Vazia consiste num espaço para doações de livros, que serão entregues às bibliotecas das escolas de São João de Meriti
A Livraria Vazia consiste num espaço para doações de livros, que serão entregues às bibliotecas das escolas de São João de Meriti/Foto: Divulgação

Além do Shopping Grande Rio, participam da iniciativa outros shoppings pertencentes ao grupo Aliansce. Vanessa também confirmou, já para o próximo mês, um novo projeto de leitura, intitulado “Fome de Saber”, no qual serão depositados livros em geladeiras espalhadas pelo estabelecimento.

“Os clientes que colocarem livros poderão retirar outros títulos”, disse. “A iniciativa é uma forma de incentivar a cultura e ajudar na formação de novos leitores. O Brasil precisa de mais investimentos na área de educação e de maior incentivo para projetos como o ‘Livraria Vazia’ e o ‘Fome de Saber’, que estimulam e facilitam o acesso do cidadão à cultura e ao conhecimento”.

Jornalista de coração. Leitora por vocação. Completamente apaixonada pelo universo dos livros, adoraria ser amiga da Jane Austen, desvendar símbolos com Robert Langdon, estudar em Hogwarts (e ser da Grifinória, é claro), ouvir histórias contadas pelo próprio Sidney Sheldon, conhecer Avalon e Camelot e experimentar a magia ao lado de Marion Zimmer Bradley, mas conheceu Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira e não poderia ser mais realizada "literariamente". Ainda terá uma biblioteca em casa, tipo aquela de "A Bela e a Fera".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *